O preço, sem dúvida, mas acima de tudo o desempenho energético e a possibilidade de poupar na fatura energética reduzindo a poluição. Quando compramos um eletrodoméstico especialmente a nova geração, o risco de desperdiçar dinheiro é sempre elevado e não é fácil orientar-se no universo das ofertas. É necessário um método e algumas dicas úteis.

COMO COMPRAR UM ELECTRODOMÉSTICO

Comprar um eletrodoméstico significa fazer uma despesa considerável que pode pesar na economia familiar. Mas a maior parte deles não pode passar sem ele. É por isso que, antes de mais, é necessário avaliar o seu orçamento ou escolher o que melhor se adapta às suas necessidades pessoais, económicas e, claro, de espaço.O importante é certificar-se de que o artigo comprado tem a marca Ce e que IMQ (a marca emitida, a pedido do fabricante, pelo Marca do Instituto Italiano da Qualidade Por conseguinte, são necessárias algumas precauções, que variam consoante o aparelho adquirido.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

COMO COMPRAR UM FRIGORÍFICO

Este aparelho está sempre ligado, pelo que é necessário escolher um que tenha uma motor eficiente e cujo classe energética evitar gastar demasiado dinheiro em facturas. frigorífico deve ser necessariamente " sem geada "Deve ser silencioso, para não perturbar a paz e o sossego de toda a casa com ruídos incómodos. As características do agregado familiar são também essenciais para orientar a compra de um frigorífico. Se a família for muito numerosa, será indispensável um aparelho com uma capacidade superior à necessária para uma família pequena.grande ou mesmo uma pessoa que vive sozinha.

COMO COMPRAR O FORNO

Também o forno quer seja elétrico ou a gás, deve ser eficiente do ponto de vista energético, de modo a ter um bom desempenho, mas sem grandes desperdícios. Ao comprar um forno, é necessário saber, por exemplo, a diferença entre um modelo estático e um em ventilação forçada O forno pode ser auto-limpante, multifuncional, ter também um micro-ondas e muitas outras opções. O importante é que seja seguro, que tenha controlos que bloqueiem a porta (necessário se houver crianças em casa), vidros e pegas que não sobreaqueçam e um sistema dedesligamento automático que é acionado quando o temporizador definido chega ao fim.

LER TAMBÉM: Forno elétrico ou micro-ondas: como utilizá-lo corretamente para poupar energia e dinheiro

COMO COMPRAR UMA MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

La máquina de lavar roupa é, sem dúvida, um dos electrodomésticos mais populares em casa e, por isso, é objeto de muita discussão. Existem muitos modelos diferentes com uma grande variedade de opções de lavagem e secagem. Há os que têm um visor eletrónico ou um botão analógico, bem como os que também têm um programa de secagem interno. A classe energética écaracterísticas a avaliar, bem como o ruído e a carga, em função das necessidades de lavagem da casa; o consumo de eletricidade também deve ser controlado. Uma boa máquina de lavar roupa também tem dispositivos anti-inundação que controlam eventuais fugas; as que têm a possibilidade de lavar em meia carga são excelentes.

COMO COMPRAR UMA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA

Moderno máquinas de lavar louça Há as que permitem ciclos curtos, meias cargas, arranques retardados (que permitem lavar em alturas em que há menor consumo de energia) e as que são muito silenciosas.da máquina de lavar louça, o mais importante é a classe energética.

REVISÕES DE APARELHOS

Antes de comprar electrómetros, é bom ler aqui e ali um pouco sobre críticas De facto, existem sites onde se pode ter uma ideia desta ou daquela marca, graças à experiência de utilizadores que já compraram o produto e que partilham a sua opinião na plataforma. Antes de se aventurar num destes sites, é bom certificar-se de que

  • é um dos parceiros do Google
  • que dispõe de um sistema de verificação que garante a transparência
  • que se pode responder a críticas negativas
  • que a plataforma em questão assegura a presença de outros serviços, produtos, como a presença de sistemas de gestão da experiência do cliente.

De sítios, como já foi dito, onde se pode encontrar o caminho, há muitos. Smartdomotics pode consultar a secção dedicada a revisões de aparelhos Uma crítica, seja ela positiva ou negativa, pode fazer a diferença e levar a uma compra mais fundamentada que poupe dinheiro e traga um produto de boa qualidade para dentro de casa.

PARA MAIS: Ferro de engomar, como escolhê-lo para poupar eletricidade e engomar bem

ONDE SE COMPRAM ELECTRODOMÉSTICOS BARATOS

Comprar um eletrodoméstico numa loja significa tocar-lhe, verificar imediatamente se tem todas as características que se pretende. Por isso, muitas pessoas preferem ir a um ponto de venda do que a lojas virtuais. No entanto, embora uma grande parte dos adeptos continue a comprar na loja física, são cada vez mais as pessoas que compram online, uma vez que as lojas electrónicas sãoMuitas lojas electrónicas oferecem a possibilidade de recuperar o aparelho antigo de que se quer desfazer sem ter de pagar uma sobretaxa, desde que o produto antigo pertença à mesma categoria que o novo. As lojas online oferecem frequentementea possibilidade de comprar tirando partido de financiamento assinatura digital; ou, se não dispuser desta última, algumas sociedades de financiamento permitem-lhe entregar os documentos necessários por correio registado ou PEC.

Algumas destas lojas em linha permitem ao utilizador selecionar o produto e, em seguida, escolher o ponto de levantamento onde o aparelho deve ser levantado. Uma notificação avisa da disponibilidade do levantamento. Nesse caso, o pagamento pode ser efectuado na loja no momento do levantamento.

Ao comprar um eletrodoméstico, é preciso também avaliar o melhor período Mesmo comprando um produto em exposição, talvez com alguns riscos e amolgadelas, pode poupar muito dinheiro. Além disso, pode beneficiar do bónus ecológico, desde que pague por transferência bancária ou cartão de crédito ou débito.

AS NOVAS ETIQUETAS ENERGÉTICAS

A União Europeia decidiu, através do Projeto BELT (Como todos sabemos, na embalagem dos electrodomésticos é afixada uma etiqueta colorida, muitas vezes de difícil compreensão. Trata-se da etiqueta energética que, desde 1998, orienta o utilizador na avaliação das informações sobre um determinado produto a partir deNos novos rótulos, o sinal "+" desaparece e as classes vão de "A" a "G", tornando claro que a classe "A" é a mais elevada e a "G" a mais baixa.

Além disso, o consumo de energia é agora específico para cada categoria de aparelhos:

  • máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e máquinas de lavar e secar roupa: consumo por 100 ciclos de lavagem
  • frigoríficos: consumo anual
  • lâmpadas e ecrãs: consumo por mil horas de utilização

O novo rótulo introduz uma Código QR que dá ao utilizador a oportunidade de verificar outras informações simplesmente digitalizando-as com o seu telemóvel. A nova etiqueta está em vigor desde março de 2021 O novo rótulo também introduz o modo eco que pode ser utilizado como indicador para medir o consumo, o tempo de programação, o ruído e outros parâmetros. O consumidor utiliza este indicador para comparar os produtos entre si. Além disso, o novo sistema de rotulagem permite que os consumidores compreendam melhor a eficiência energética do aparelho e o seu impacto ambiental. Os fabricantes terão, portanto, decada vez mais responsável pela introdução de aparelhos ecológicos no mercado.

QUANTO CONSOMEM OS ELECTRODOMÉSTICOS

Entre as coisas básicas que um consumidor precisa de saber para não desperdiçar dinheiro em electrodomésticos está o seu consumo, que é absolutamente diferente para cada aparelho. No nosso sítio Web encontrará todas as indicações sobre como poupar dinheiro utilizando cada aparelho de forma sensata: frigorífico , máquina de lavar roupa , máquinas de lavar louça e forno .

Destes aparelhos, os dois primeiros a consumir mais são os máquina de lavar roupa e o máquinas de lavar louça Seguem-se o forno e o ferro de engomar, que implicam o mesmo tipo de consumo.

  • O ferro a forno também o secador de cabelo são electrodomésticos que não têm um grande impacto no consumo, porque, em comparação com os outros, são pouco utilizados. O secador de cabelo, por exemplo, consome 40 kWh, o que corresponde a uma despesa de 10 euros por ano; o frigorífico consome cerca de 636 kWh, o que corresponde a 159 euros/ano na fatura.
  • La máquina de lavar roupa deve funcionar a baixas temperaturas, no máximo 30°, para poupar 90 por cento de eletricidade.
  • O ar condicionado deve ser utilizado como desumidificador para reduzir o consumo em cerca de 75 por cento.
  • O frigorífico deve ser sempre de uma classe superior para poupanças até 100 euros por ano.
  • Quem possui um máquina de secar roupa deve evitar a sua utilização permanente, preferindo sempre secar a roupa ao ar livre.

O importante para evitar gastar dinheiro desnecessário é saber se precisa mesmo de todos os aparelhos electrónicos que existem no mercado. Espremedores, raladores eléctricos: nem tudo é indispensável e pode ser muito bem substituído por um pouco de trabalho manual.

Hoje em dia, é fácil monitorizar o consumo doméstico, através de algumas aplicações, como a " Electrodomésticos " e também pequenos dispositivos como o " Smappee - Monitor de energia "Isto permite-lhe ter uma visão geral em tempo real do seu consumo total com o toque de um botão no seu Iphone ou Ipad. Mesmo através da domótica, pode monitorizar o consumo com apenas um clique.

DICAS PARA POUPAR ENERGIA EM CASA:

  • Como poupar energia com o seu televisor: o tamanho certo e eliminar o modo de espera
  • Como poupar energia com a sua impressora. Desligue-a completamente quando não estiver a ser utilizada
  • Poupar energia com o seu computador e reduzir os custos da sua fatura: truques simples
Rolar para o topo