Não se bebe como qualquer outra bebida, mas mastiga-se. Uma mistura de chá, tapioca e leite, com muitas variações, originária de Taiwan, onde foi introduzida nos anos 80. Estamos a falar do Chá de bolhas , uma bebida ainda pouco conhecida nas nossas latitudes, mas muito apreciada na Ásia e agora também nos Estados Unidos.

CHÁ DE BÚBLIA

O que é o Bubble tea? Como se preparar Qual é o valor calórico? É bom ou é melhor evitá-lo? Vamos descobrir tudo o que há para saber. E alguns variante mais leve e saudável.

O QUE É O CHÁ DE BOLHAS

Não é apenas uma bebida, mas também não é um snack, mas sim algo entre os dois. Entre os ingredientes estão tapioca, leite e chá preto mas não faltam variações com adições de sumo, com chá de jasmim e matcha, ou mesmo com iogurte, gelado, chá de pêssego. A bebida teve origem em Taiwan na década de 1980, E, nos últimos anos, também se tornou popular aqui, especialmente entre os mais jovens, que o adoram por ser muito colorido e esteticamente convidativo.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado. Clique aqui!

ORIGENS DO BUBBLE TEA

Diz-se que é nasceu numa sala de chá em Taichung, Taiwan, Os clientes gostaram da novidade e a bebida tornou-se cada vez mais popular. Mas foi Hillary Clinton quem aparentemente a chamou de bebida "mastigável". O facto é que agora pode ser bebida em praticamente qualquer lugar em Taiwan e até mesmo em todo o mundo.

PORQUE É QUE SE CHAMA CHÁ DE BOLHAS

Bubble Tea significa "chá com bolhas". mas, aparentemente, o termo "bolha" deriva do termo taiwanês "boba", utilizado para designar as pérolas de tapioca. Segundo outras versões, "bolha" refere-se à forma da tampa do copo de plástico em que a bebida é habitualmente servida. Esta teria a forma de uma bolha. Há ainda quem remeta o termo para a Bubble Gum.

COMO FAZER CHÁ DE BOLHAS

No seu canal do YouTube, Camilla Mendini explica como preparar o Bubble Tea. Os ingredientes da sua receita são os seguintes:

  • Pérolas de tapioca (1 chávena)
  • Açúcar (escolher farinha integral)
  • Chá verde
  • Chá preto com especiarias
  • Chá preto de manga
  • Sumo de manga
  • Chá fresco

Comece por ferver água quente em duas panelas diferentes e numa delas junte as bolas de tapioca, depois de as ter demolhado em água durante uma hora. Assim que as bolas vierem à superfície, deixe-as cozinhar durante 3 minutos ou durante o tempo indicado na embalagem, se for diferente.

No outro tacho, assim que a água ferver, adicione o açúcar. Deite água fria num recipiente e coloque as bolas de tapioca. Adicione também a água com calda. Prepare os 3 chás diferentes utilizando as saquetas de chá. Retire as saquetas de chá e adicione as bolas de tapioca nos 3 frascos. Adicione o leite e o sumo de manga aos 3 chás diferentes. Açúcar a gosto,Mexa e o chá de bolhas está pronto a ser consumido.

ONDE BEBER CHÁ DE BOLHAS

Graças à sua popularidade, é cada vez mais fácil encontrá-lo em Itália: em Milão, o Bubble Tea é servido em muitos locais, por exemplo, no QQTea, no MisterTea e no Boba Bubble Tea and Coffee, onde pode saboreá-lo em diferentes variações. Em Roma, pode saboreá-lo no YoYou. E, claro, também pode prepará-lo e bebê-lo confortavelmente em casa.

ONDE COMPRAR BOLAS DE BUBBLE TEA

As bolas de tapioca, ou melhor, as pérolas de tapioca, podem ser encontradas em várias lojas online Mas o que é a tapioca? É um alimento feito a partir da raiz da mandioca, que é pouco utilizada por nós mas muito comum nos países tropicais. A tapioca é muito rica em amido, muito nutritiva mas pobre em proteínas, vitaminas e minerais.

QUAL É O ASPECTO DO BUBBLE TEA?

Chá de bolhas

Os ingredientes típicos do Bubble Tea são chá (verde, preto, oolong), pérolas de tapioca que são feitas de tapioca e dão à bebida a sua consistência típica de mastigação. leite que pode ser gordo ou meio-gordo, ou melhor ainda, substituído por leite vegetal, desde que seja suficientemente cremoso. Para adoçar a bebida, usamos açúcares Evite as versões comercializadas da bebida que são geralmente demasiado açucaradas.

Por vezes, as pérolas de tapioca são substituídas por bolas de fruta ou pequenas tiras de gelatina Depois, há as esferas recheadas com xarope e/ou sumos, as esferas de boba a rebentar que estão muito na moda porque são muito coloridos, mas não são os melhores do ponto de vista da saúde.

CALORIAS DO CHÁ DE BOLHAS

Depende do Bubble Tea, as versões prontas, por serem muito açucaradas, são muito calóricas. Em média um copo de 200 ml contém 200-500 calorias O ideal é preparar a bebida em casa, evitando adicionar demasiado açúcar e preferindo ingredientes alternativos.

CHÁ DE BOLHAS: COMO TORNÁ-LO MAIS SAUDÁVEL E LEVE

Se substituir alguns ingredientes por outros mais leves, pode obter versões light mais saudáveis do Bubble Tea Por exemplo, pode utilizar xarope de agave como adoçante, substituir o leite por leite de soja ou água de coco. Se desejar, as pérolas de tapioca também podem ser substituídas por pedaços de fruta ou sementes de chia. Evite adicionar outros açúcares para adoçar a bebida e não utilize boba com xarope.

O vídeo da Mind Over Munch oferece outras variantes mais saudáveis, começando pela Chá de bolhas de Matcha que é um pó de chá verde, abacate, leite de amêndoa e mel Para adoçar tudo, juntam-se as pérolas de tapioca.

Outra versão ligeira é a Bubble Tea à base de chá verde, leite e manga.

LER TAMBÉM: Alternativas às bebidas açucaradas: quais são as melhores e porque as preferir

COMO BEBER CHÁ DE BOLHAS

Uma vez que a bebida contém bolinhas de tapioca que têm um determinado volume, deve ser bebida com palhinhas suficientemente grandes para permitir a passagem das bolinhas. Mas nada impede que a beba normalmente e que apanhe as bolinhas com uma colher. Além disso, é melhor evitar a utilização de palhinhas de plástico, preferindo alternativas sustentáveis.

AS MELHORES BEBIDAS REFRESCANTES:

  • Bebidas refrescantes: duas receitas para combater o calor e manter-se saudável
  • Cocktails de verão, os melhores para fazer em casa, talvez com frutos e flores do jardim (foto)
Rolar para o topo