Como baixar a febre de uma criança

REMÉDIOS NATURAIS PARA A FEBRE DAS CRIANÇAS

E a febre, como sabemos, sobretudo se a criança for muito pequena, é algo que gera sempre muita ansiedade nos pais. Mas como intervir em caso de febre alta? E sobretudo, quando é que se deve recorrer a um tratamento médico e quando é que a febre também pode ser tratada naturalmente? Na verdade, muitas vezes, até os remédios simples da avó são suficientes para baixar a temperatura e fazer com que o bebé se sinta melhor.

LER TAMBÉM: Como reforçar as defesas imunitárias das crianças de uma forma natural

O QUE É A FEBRE E PORQUE OCORRE

É importante saber que a febre não é uma doença (quando muito, é um sintoma de uma doença), mas sim uma defesa natural do corpo, uma reação do organismo para se defender contra a infeção: o aumento da temperatura ajuda a destruir os germes. Em geral, fala-se de febre a partir dos 37 graus de temperatura corporal e da necessidade de tomar medicamentos apenas a níveis mais elevados e, em qualquer caso, apósdepois de ter consultado o médico de clínica geral, nunca por iniciativa própria.

COMO TRATAR A FEBRE DAS CRIANÇAS

A febre, e isto é bem explicado pelos médicos, precisa de seguir o seu curso, durante o qual vale a pena seguir dicas úteis para tratar a doença nas crianças de uma forma simples e natural e evitar o seu desconforto.

  • Antes de mais não cobrir demasiado o bebé O calor de cobertores extra ou de pijamas super pesados é absolutamente contraproducente. Com décimos de febre, o bebé precisa de dispersar o calor, não de o acumular.
  • Tentar obrigá-lo a beber muito As crianças tendem a ficar desidratadas mais facilmente do que os adultos quando têm febre, por isso dê espaço à água, sumos de fruta, caldo de galinha, chá de camomila e leite morno.
  • Um discurso separado sobre o tema da bebida, Vale a pena tomar chás de ervas quentes, que fazem muito bem nesta fase, até porque a febre é normalmente acompanhada de dor de garganta, dor de cabeça e mal-estar geral. Os melhores chás de ervas como remédio natural para a febre das crianças são: camomila, canela, eucalipto, centauro, genciana, rododendro, hortelã, sabugueiro e tília. Veja nesta página para escolher o que preferir, a um bom preço, encomendando-o na Internet e mandando-o entregar diretamente em sua casa.
  • Não forçar as crianças A inapetência faz parte dos sintomas da febre, pelo que só se arrisca a fazer mal. Experimente antes alguns pratos de que a criança goste particularmente. E em pequenas doses.
  • Para aliviar o seu filho, pode tentar praticar algumas esponjas refrescantes As zonas a trabalhar são a testa, os pulsos, os gémeos e os tornozelos.
  • Manter as crianças em repouso, mas não necessariamente na cama O importante é que o ambiente em que se encontra tenha a temperatura correcta.
  • Não parecer nervoso ou preocupado porque assim corre o risco de irritar o bebé e o choro favorece o aumento da temperatura.

PARA MAIS: Tosse, remédios naturais para a acalmar. Não tome medicamentos, prefira chás de ervas

O QUE FAZER QUANDO AS CRIANÇAS TÊM FEBRE

Mas, apesar das garantias dos pediatras, a febre nas crianças continua a ser um dos factores mais assustadores e ansiogénicos para os pais. E é para os ajudar a compreender como lidar com a emergência da febre em crianças pequenas que o National Institute for Health and Care Excellence (NICE) publicou orientações que se centram principalmente na distinção entre os casos em que a febre resulta de infecções virais que passam por si só sem deixar sequelas e aqueles em que a febre pode ser considerada como o sinal de alarme de uma doença que requer mais investigação.

Aqui está conselhos nas directrizes sobre como tratar a febre em crianças :

  • A febre torna-se um sinal de alarme quando atinge 38°C nas crianças até 3 meses e 39°C nos 3 a 6 meses .
  • A partir dos 7 meses No entanto, para além do aumento da temperatura, devem estar presentes outros sintomas como dificuldade em respirar, anomalias graves na coloração da pele e das mucosas, rigidez do pescoço e alterações do estado de consciência da criança ou da sua interação com os outros, deve consultar imediatamente o pediatra.
  • A frequência cardíaca também deve ser tida em conta: o risco de uma doença mais grave aumenta se exceder 160 batimentos por minuto com menos de um ano de idade, 150 entre um e dois anos e 140 a partir dos dois anos.
  • Se, por outro lado, nos encontrarmos na situação em que a criança tem uma febre muito alta, mas não há outros sinais de alerta, como os descritos acima, pode ser que seja sexta doença uma condição que normalmente desaparece em poucos dias.
  • Lembre-se também que os dois medicamentos antipiréticos autorizados em crianças com menos de 6 anos de idade são o paracetamol e o ibuprofeno Devem ser utilizados para combater o desconforto da criança e apenas enquanto este durar, caso contrário podem ocorrer outras complicações devido à utilização incorrecta dos medicamentos.
  • Fundamental seguir sempre as instruções de utilização dos medicamentos e respeitando o intervalo entre as doses.
  • Por último, evitar a administração fácil e por vezes desnecessária de antibióticos ao mais pequeno sinal de mal-estar na criança.

CRIANÇAS COM COVID E FEBRE

Todas as estatísticas efectuadas no terreno indicam que, no caso das crianças, os sintomas de coronavírus Em primeiro lugar, há febre (80 por cento dos casos), tosse (mais de 50 por cento) e diarreia (25 por cento), o que significa que o coronavírus infantil não requer hospitalização e deve ser tratado em casa.

QUANDO SE PREOCUPAR COM A FEBRE DO BEBÉ

Deve-se preocupar com a febre se a criança, ainda muito pequena (menos de um ano), tiver uma doença crónica, vómitos, diarreia, dores de cabeça fortes, convulsões. Outro caso que pode ser preocupante é quando a febre se mantém em torno dos 40 graus e não baixa. Em todas estas circunstâncias, é aconselhável consultar o pediatra o mais rapidamente possível.

REMÉDIOS NATURAIS QUE NOS AJUDAM A MANTER-NOS SAUDÁVEIS:

  • Purificar o fígado: conselhos e remédios naturais para o manter saudável. De manhã, água e limão
  • O tomate, um valioso aliado da saúde - mas também um remédio natural anti-envelhecimento
  • Frutos secos - os benefícios para a saúde. Uma panaceia para o coração e para manter os ossos fortes
  • A cidra, as suas propriedades e benefícios para a saúde e três receitas deliciosas para a saborear em saladas
  • Iodo: benefícios para a saúde. Protege a glândula tiroide e é uma panaceia para a pele e o cabelo
Rolar para o topo