Como andar corretamente

    COMO ANDAR CORRECTAMENTE

    Reduz o stress, a ansiedade e a depressão. Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Protege contra certos tipos de cancro. Tonifica as pernas, os glúteos e os abdominais. Ajuda a manter e a perder peso. Caminhar é uma das melhores actividades para manter a forma, não tem custos e pode ser feita em qualquer altura do ano.

    LER TAMBÉM: Caminho de Santiago de Compostela: tudo o que precisa de saber se quiser percorrê-lo

    COMO ANDAR BEM

    A Organização Mundial de Saúde recomenda que pelo menos 10 000 passos por dia (Não temos necessariamente de nos inscrever num ginásio ou frequentar cursos pagos. As moradias municipais e os parques da cidade são locais ideais para uma caminhada saudável, mas para usufruir plenamente dos seus benefícios, temos de evitar certos erros. A má postura faz-nos perder a harmoniaNo mundo, os japoneses são o povo com o andar mais harmonioso, mas nós também podemos andar corretamente.

    COMO CORRER COM UMA POSTURA CORRECTA

    Quando caminhamos, sem nos apercebermos, cometemos erros de postura que nos impedem de o fazer corretamente. Para evitarmos cometer erros, temos de prestar atenção a uma série de atitudes e adotar hábitos saudáveis Começar a adotar uma postura correcta é o primeiro passo para transformar a nossa caminhada numa atividade benéfica para o nosso corpo e para a nossa mente. Para começar a andar corretamente, desde o início, podemos seguir algumas regras, como estas.

    • MÃOS LIVRES

    A regra de ouro para aproveitar todos os benefícios da caminhada é ter os braços livres, incluindo as mãos, o que significa que não se pode caminhar segurando sacos, telemóveis ou qualquer outra coisa - uma situação quase atípica para muitos de nós. Por isso, o ideal é dedicar-se a caminhar, regularmente, durante meia hora, três ou quatro vezes por dia, antes ou depois da escola ou do trabalho.

    • ARMAS EM MOVIMENTO

    Também nós já fomos quadrúpedes, pelo que os braços devem ser utilizados em todas as ocasiões. Desta forma, os ombros e a bacia trabalham em conjunto e a harmonia das costas não é comprometida. Por outro lado, ao movimentar os braços para a frente e para trás, as costas mantêm-se direitas de forma natural e não sentimos uma sensação de peso. Para consumir mais calorias, pode acrescentar a utilização dos típicos bastõesde caminhada nórdica.

    • COSTAS E OMBROS DIREITOS

    Se caminharmos projectados para a frente, com os ombros tendendo a fechar-se para a frente, impedimos que a bacia, ligada ao tronco pela coluna vertebral, descarregue o seu movimento para os ombros e vice-versa. É por isso que é necessário manter as costas erectas, os ombros direitos mas relaxados e os braços dobrados ao lado do corpo para os utilizar como vimos acima.Um pequeno segredo para manter os ombros direitos: virar os polegares para a frente.

    • O PASSO CORRECTO

    Quando a caminhada atinge o seu pico em termos de esforço, a passada deve ser suficientemente larga para que se sinta o seu impulso até às nádegas. O ritmo ideal é de 5-6 quilómetros por hora.

    • RESPIRAR COM O DIAFRAGMA

    Quando caminhamos, a nossa respiração ocorre geralmente ao nível do tórax e não activamos o diafragma, o maior músculo que temos. Se inspirarmos insuflando a barriga, por outro lado, a parte superior do corpo baixa e libertamos os ombros. Isto não só nos permite caminhar corretamente, com menos fadiga, como também ajuda a evitar dores incómodas no pescoço. Em geral, aA respiração deve ser natural e regular e é preferível inspirar tanto pelo nariz como pela boca, para que haja o menor número possível de obstáculos à entrada de ar nos pulmões.

    • VESTUÁRIO ADEQUADO

    Não se deve cobrir demasiado, mas também não se deve ignorar a temperatura exterior, especialmente durante os meses de inverno. O importante é ter calçado adequado com bom suporte, não necessariamente ténis de corrida, e roupa adequada que garanta a transpiração. No verão, deve preferir-se sempre as horas mais frescas para caminhar e usar óculos de sol.

    • MUITA ÁGUA

    Dois copos antes de começar e, depois, especialmente se suar, reidrate-se de vinte em vinte minutos. Uma alternativa à água podem ser as bebidas enriquecidas com sais minerais, desde que não sejam gaseificadas nem açucaradas.

    • ANTES DE COMEÇAR

    Se não está habituado a uma atividade desportiva regular e pretende adquirir o hábito de caminhar todos os dias, é aconselhável, como em qualquer atividade física, fazer um exame médico geral. É também uma boa oportunidade para analisar o seu estado de saúde. Quando estiver pronto, faça um aquecimento de cinco minutos antes de iniciar a caminhada.

    • NO FIM

    Faça um mínimo de alongamentos e combine a fase de relaxamento com alguns exercícios de tonificação. Assim, os benefícios da caminhada podem ser expressos ao máximo e ao mais alto nível.

    • NÃO EXAGERAR

    É um conselho quase óbvio, mas é sempre útil repeti-lo. Aplica-se a qualquer atividade física, por isso também se aplica à caminhada. É bom ter um bom ritmo, mas é arriscado exagerar e ir além das nossas possibilidades. Privilegie sempre o tempo em detrimento da distância e não tenha pressa, quer para atingir um suposto objetivo, quer para melhorar o seu desempenho.

    LER TAMBÉM: Andar descalço, todos os benefícios e vantagens para um corpo e uma mente saudáveis

    SEM MÁSCARA

    Mesmo nos tempos do auge da pandemia, não era necessário usar máscara para andar bem, bastava manter uma distância de alguns metros em relação às outras pessoas. Agora, até esta precaução caiu por terra e andar com máscara não é útil nem aconselhável.

    PARA MAIS: O que pode ser feito para conseguir uma postura correcta?

    QUEM PODE FAZER A CAMINHADA?

    Toda a gente, e em qualquer idade, pode andar, e nós também o podemos fazer na empresa, O que importa são apenas algumas coisas básicas:

    • Caminhar de acordo com as necessidades, o estado de saúde e a aptidão física de cada um, sem forçar.
    • O ideal é um andar todos os dias, durante pelo menos cinco dias por semana e por não menos de trinta minutos.
    • Escolha a altura certa, evite a altura mais quente do verão e a altura mais fria do inverno.
    • Os sapatos devem ser adequados: não se pode andar bem durante meia hora num parque com mocassins. É melhor andar com sapatos simples. formadores.
    • Faça um pequeno aquecimento antes de começar.
    • Evite zonas com elevada concentração de smog e prefira locais com árvores.

    PORQUE CAMINHAR É BOM PARA SI:

    • Caminhar também é bom para as ideias, torna-nos a todos mais criativos e imaginativos
    • Caminhando, apenas dois minutos por hora, o risco de ataque cardíaco diminui em 30 por cento
    • Caminhar é bom para tudo: é preciso caminhar pelo menos uma vez em cada dois dias. Pelo menos trinta minutos
    Rolar para o topo