Coalho: o que é e como se obtém

Sem a sua ação, não teríamos vários queijos e produtos lácteos. Coalho A versão de origem animal, também conhecida por coalho, é extraída do estômago de certos animais ruminantes, nomeadamente borregos e vitelos, mas também de porcos e cabritos.

O QUE É RENNET

Coalho, também designado por coalho , é um substância que provoca a coagulação do leite, levando à formação de coalhada, que é depois recolhida e transformada para fazer queijo Trata-se de uma mistura obtida através da extração de complexos enzimáticos do quarto estômago de vitelos, borregos e cabritos ainda não desmamados. São estas enzimas que decompõem a caseína contida no leite e produzem a rede proteica que se designa por coalhada. Para além do coalho animal, existe também o coalho vegetal, extraído de várias plantas, e o coalhomicrobiano.

LER TAMBÉM: Queijo feta caseiro: a receita de um queijo grego perfeito para muitas receitas de verão

COMO É EXTRAÍDO O COALHO

Uma vez que não existe um único tipo de coalho, os métodos de extração também diferem. Se o coalho animal for extraído do abomaso o quarto estômago dos ruminantes que ainda não foram desmamados, pois é rico em quimosina (uma enzima que digere o leite materno), o coalho vegetal é extraído de plantas Por exemplo, no caso do coalho produzido a partir do cardo selvagem, as enzimas das flores são extraídas com água. O coalho microbiano é obtido a partir de bolores e outros microrganismos.

PARA QUE SERVE O COALHO

O coalho é utilizado para coagular o leite e transformá-lo em queijo. Quando o leite coagulado é separado do soro, obtém-se a coalhada. A coagulação pode ser de dois tipos: a coagulação do coalho e a coagulação do ácido. A primeira ocorre a cerca de 40 graus e rapidamente, a segunda a temperaturas mais baixas e durante um período de tempo mais longo. O coalho pode apresentar-se sob diferentes formas:

  • líquido
  • em pó
  • em pasta.

LER TAMBÉM: Queijo vegan de castanha de caju, leve e saudável. A receita para o fazer em casa

COALHO ANIMAL E VEGETAL

O coalho animal é obtido a partir do abomaso, o quarto estômago dos ruminantes não desmamados. O coalho vegetal é frequentemente obtido a partir do cardo selvagem e do látex do figo, E é mais adequado para a produção de queijos de pasta mole e, claro, recomendado para dietas veganas e vegetarianas.

QUANTO CUSTA O COALHO

O custo do coalho varia consoante o tipo. Em média variam entre 5 e 15 euros para um pacote de 100 gramas O preço pode também variar consoante o tipo de coalho, líquido, em pó ou em pasta, e outras características.

QUEIJO DE MESA MACIO

O queijo de mesa macio é um derivado do leite: é obtido precisamente através da adição de coalho, não é aquecido e é sujeito a pressão. Daí a sua caraterística de maciez, que realça o seu sabor. O queijo de mesa macio tem muitas calorias (377 por cem gramas), mas também outras propriedades nutricionais importantes, como estas, também por cem gramas:
  • 25,4 gramas de proteínas
  • 30,2 gramas de lípidos
  • 604 miligramas de cálcio
  • 480 miligramas de fósforo

CONTRA-INDICAÇÕES DO QUEIJO DE PASTA MOLE

Apesar das suas muitas propriedades nutricionais importantes, o queijo de mesa tem apenas um inconveniente real: é uma fonte significativa de gordura saturada e colesterol. Uma boa razão para não exagerar, especialmente se tiver tendência para valores elevados de colesterol.

RECEITAS IMPERDÍVEIS COM QUEIJO:

  1. Salada de melão, a receita com queijo grego e mel
  2. Queijo feta caseiro: a receita de um queijo grego perfeito para muitas receitas de verão
  3. Bolo de queijo: a receita apetitosa que aproveita o pão velho
Rolar para o topo