- AS MAIS BELAS ROTAS DE BICICLETA EM ITÁLIA
- GARDA DE BICICLETA
- A CICLOVIA ADRIÁTICA DO FRIULI À APÚLIA
- VENTO: DE VENEZA A TURIM
- A ROTA DO SOL EM BICICLETA, DE VERONA A FLORENÇA
- A CICLOVIA DO TIRRENO, DA FRONTEIRA FRANCESA A ROMA
- CICLOVIA DO AQUEDUTO APULIANO
- CICLOVIA DE FRANCIGENA
- A GRANDE CIRCULAR DE ROMA CICLOVIA
- CICLOVIA ALPINA DE PEDEMONTANTA
- CICLOVIA DO VALE DE PUSTERIA
Encontram-se em todo o lado, em todas as regiões, e atravessam a Itália de Norte a Sul e de Este a Oeste. as viagens de bicicleta são das mais belas a mais barata (segundo o inquérito Isnart-Legambiente, o custo ascende a 66 euros por dia), a mais sustentável, sobretudo se escolher uma destas dez ciclovias, as mais bonitas do nosso país.
AS MAIS BELAS ROTAS DE BICICLETA EM ITÁLIA
As dez ciclovias mais bonitas do nosso país, percursos mais ou menos difíceis que valem a pena percorrer se gostar de andar de bicicleta.
GARDA DE BICICLETA
Ao longo das margens do Lago de Garda Existe uma ciclovia de 140 km, denominada "Garda by Bike", larga, com pontes, que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, ideal para apreciar as deslumbrantes vistas do lago a um ritmo mais lento. O troço da Forra em direção a Tremosine e Tremalzo é altamente recomendado.
A CICLOVIA ADRIÁTICA DO FRIULI À APÚLIA
Ao longo do Mar Adriático, este 1300 km de ciclovia de Trieste a Puglia Da capital do Friuli, segue-se para Monfalcone, rodeado pelas paisagens friulanas, e depois para Mestre, para a Emília-Romanha e para as Marcas, para Abruzzo, uma sucessão de margens e para a Apúlia, no final do percurso, as maravilhas do Gargano.
VENTO: DE VENEZA A TURIM
É a chamada ciclovia VenTo que de Veneza a Turim, com uma impressionante extensão de 679 km A ciclovia, uma das mais longas de Itália, passa também por Milão e ao longo do Pó e, ao longo do percurso, passa por muitas estações ferroviárias, pelo que os ciclistas podem percorrê-la em troços mais ou menos longos, consoante as suas preferências.
A ROTA DO SOL EM BICICLETA, DE VERONA A FLORENÇA
Foi concebido para atravessar quatro regiões diferentes, Emilia Romagna, Lombardia, Toscana e Veneto, abrangendo 75 municípios. Estamos a falar do Ciclovia Sunshine com 650 km de comprimento A pista faz parte do EuroVelo n.º 7, a rota ciclável de 7 400 km de Malta ao Cabo Norte, uma rota incrivelmente bela que está lentamente a ganhar vida ao longo de todo o seu percurso.
A CICLOVIA DO TIRRENO, DA FRONTEIRA FRANCESA A ROMA
Entre a Ligúria e o Lácio mais uma ciclovia de cortar a respiração para os amantes do ciclismo e da natureza. Estamos a falar da ciclovia de Tirrenica, que passa por sítios como o Geoparque de Beigua, parques de incrível beleza como o parque regional de Monte Marcello Magra, sítios arqueológicos e áreas naturais protegidas. Atravessa 11 províncias no total. Nem todos os troços estão ainda concluídos, mas uma boa percentagem já está aberta àpúblico.
CICLOVIA DO AQUEDUTO APULIANO
500 km ao longo das duas condutas do aqueduto da Apúlia O Canale Principale e o Grande Sifone Leccese. Um percurso que une lugares bonitos, nem sempre conhecidos, mas que merecem ser vistos: basta pensar no Valle d'Itria apuliano, que coincide com a parte sul do planalto de Murge, ou na Alta Irpinia, na província de Avellino.
CICLOVIA DE FRANCIGENA
Esta é uma rota de bicicleta realmente desafiadora, pelo menos em termos de comprimento do percurso. Estamos a percorrer os 1040 km do Grande Passo de São Bernardo até Roma Travessia de Itália. O itinerário segue em grande parte o percurso pedestre.
A GRANDE CIRCULAR DE ROMA CICLOVIA
Se quiser ver Roma de uma forma sustentável, o percurso ideal é o Grande Raccordo Anulare delle Bici, GRAB. 44 km que podem ser percorridos no selim, permitindo-lhe visitar partes menos conhecidas e incrivelmente bonitas da capital. O melhor período para o percorrer é da primavera ao outono.
CICLOVIA ALPINA DE PEDEMONTANTA
1155 km para pedalar entre Friuli, Veneto, Lombardia, Piemonte e Ligúria Este é o percurso da ciclovia dos contrafortes alpinos, um percurso ciclável ambicioso para quem não tem medo de pedalar.
CICLOVIA DO VALE DE PUSTERIA
Curta, mas não menos bela, a ciclovia de Val Pusteria, que atravessa o vale com o mesmo nome, na província de Bolzano, tem 69 km de extensão, é fácil de percorrer e, por isso, está ao alcance até dos menos treinados.
BICICLETA, TUDO O QUE PRECISA DE SABER:
- O ciclismo rejuvenesce pelo menos dois anos, fortalece o coração e ajuda a adormecer
- Ciclovias: as mais belas de Itália. Região por região, os percursos mais atractivos (fotos)
- Bicicleta eléctrica de carrinha, leve, elegante, ecológica, com um inconveniente: é muito cara