COMO CULTIVAR CAMÉLIAS

As flores têm o extraordinário mérito de embelezar o ambiente e a alma de quem as contempla. Há uma em particular que é das mais adequadas para cumprir estas duas importantes tarefas, é a Camélia . Não é por acaso que em Itália está muito difundida e que há 900.000 exemplares por ano em vasos. Sugerimos que considere a qualidade da sasanqua, que se encontra entre as mais resistentes. Esta espécie, de facto, se for regada regularmente, presta-se melhor do que as outras camélias ao calor do verão, graças às suas folhas mais pequenas, e resiste mesmo a temperaturas como - 10 e - 15 graus durante algumas semanas durante o inverno.

LER TAMBÉM: Como cultivar glicínias no jardim ou em vasos na varanda

A CAMÉLIA QUANDO FLORESCE

Uma das particularidades desta flor é que, consoante a espécie, tem diferentes períodos de floração Floração de camélia japonica, reticulata, rosiflora e tsaii na primavera enquanto que sasanqua, hiemalis, vernalis, sinensis e transnokoensis entre o outono e o inverno Por isso, quando fores à florista escolha cuidadosamente a sua camélia em função da época em que pretende que ela floresça .

COMO CULTIVAR CAMÉLIAS EM VASOS OU NO JARDIM

Mas vejamos como cultivar camélias :

  • Exposição e terreno. A exposição ideal é a meia-sombra, mas esta espécie de camélia também se adapta bem ao sol pleno. Quanto ao solo, necessita de um solo ácido, rico em matéria orgânica, húmido, macio e bem drenado.
  • Como plantar. Podem ser plantadas durante todo o ano. No jardim ou no terraço, deve ser feito um buraco de 20 a 30 centímetros, podendo chegar a 40 centímetros se o solo for alcalino. É muito importante garantir que o solo não tenha estagnação de água e, em caso de dúvida, podem ser colocados materiais de drenagem neutra, como argila ou cascalho de rio. Os vasos também devem ter o tamanho correspondente e devemdeve ser utilizada uma boa terra para vasos, específica para plantas acidófilas.
  • Como regar e fertilizar. A rega deve ser regular e abundante, com água pobre em calcário e sempre com o cuidado de não formar charcos. No verão, é melhor regar sempre ao pé da planta, enquanto que se o inverno for seco, é melhor regar algumas vezes durante as horas mais quentes. Pulverizar também a folhagem. Quanto à fertilização, duas intervenções são suficientes: uma no verão e outra no outono.O adubo de primavera será mais rico em azoto e o adubo de outono em fósforo e potássio.
  • Poda. Geralmente, esta variedade de camélia não necessita de poda, sendo suficiente remover os ramos secos, finos ou malformados. Se necessário, actue imediatamente após a floração.

ONDE COLOCAR CAMÉLIAS NA VARANDA E NO JARDIM

Para colocar as camélias no sítio certo e não as desperdiçar, basta prestar atenção a alguns aspectos.
  • O primeiro: escolher zonas luminosas e não demasiado soalheiras, mas com meia-sombra O sol, sobretudo quando é forte, pode queimar as flores da sua planta que, de qualquer modo, são bastante delicadas. Num jardim, por exemplo, a posição ideal para as camélias é à sombra de uma árvore.
  • Segunda advertência: durante o inverno sobretudo quando há ventos fortes e geadas, a planta da camélia deve ser transferida para um local abrigado O risco é que se queime.
  • Terceiro: os solos argilosos e ricos em calcário devem ser evitados que podem reter demasiada água e criar problemas para a planta da camélia.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

FLORES PARA CULTIVAR NO JARDIM:

  • Como cultivar tulipas no jardim ou em vasos na varanda. Floração a partir de meados de abril
  • Como cultivar a magnólia, a árvore que nos dá as flores que simbolizam a primavera
  • Hortênsia, uma planta cénica com cores maravilhosas. Como cultivá-la, em vasos ou no jardim
Rolar para o topo