Bookcrossing: sítios para trocar livros gratuitamente

Em Milão, os espaços mais importantes são dois, mas o cruzamento de livros não é um fenómeno que surge apenas nas cidades do Norte: também na Calábria e na Basilicata existem livrarias equipadas para a troca de textos. Na prática, o bookcrossing é uma forma de troca de livros Incentivar a leitura e as oportunidades de convívio.

RASTREAMENTO DE LIVROS

Livro e travessia, literalmente livro e travessia, ou seja, " cruzar um livro "Uma forma de troca e distribuição gratuita de livros, baseada numa lista de livros identificados por um código único, que promove a leitura e cria comunidades. Vamos descobrir tudo o que há para saber sobre este fenómeno internacional.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado. Clique aqui!

O QUE É O BOOKCROSSING

Espalhados por todo o mundo, O bookcrossing permite a troca livre de livros As suas origens remontam a 2001 quando começou a fazer manchetes nos EUA, onde nasceu um clube de leitura em linha com o nome BookCrossing.com.

O objetivo era transformar o mundo numa biblioteca ao ar livre A ideia teve um enorme sucesso e o bookcrossing tornou-se um fenómeno internacional. Atualmente, existem mais de 1 922 715 BookCrosse e 13 597 969 livros que viajam para 132 países.

Bookcrossing

LEIA TAMBÉM: Do bookcrossing ao toycrossing, partilhar também significa não desperdiçar

COMO FUNCIONA O BOOKCROSSING

Graças a um código identificador único (BCID - BookCrossing ID), os livros postos em circulação podem ser seguidos no seu caminho através de uma simples pesquisa no sítio Web oficial. Mas, na prática, como é que se faz para dar o código a um livro? Basta ir a www.bookcrossing.com, que está ativo em 132 países, e registar o livro que pretende partilhar, obtendo assim um código de identificação Uma espécie de passaporte que permite seguir o livro nas suas viagens graças à aplicação de uma simples etiqueta.

Nesta altura, passamos ao partilha O que pode ser feito de várias formas: através de "lançamento controlado", ou seja, passando o livro a uma pessoa conhecida ou enviando-o diretamente a alguém que esteja interessado nele. Através de "lançamento livre", colocando o livro em qualquer local público para que seja encontrado. Ou deixando-o numa "zona oficial do BookCrossing", um local onde os livros entram e saem.

LER TAMBÉM: As 10 livrarias mais bonitas do mundo: de Veneza a Nova Iorque, lugares únicos e intemporais

COMO ORGANIZAR UM BOOKCROSSING?

Os bookcrossers podem dar vida aos OCZs, Zonas de troca oficiais Ou seja, locais que disponibilizam espaços dedicados à troca de livros. Os locais que desejem participar devem registar-se no sítio Web oficial com um nome de ecrã, de modo a disporem de uma estante onde possam recensear e registar o seu stock de livros. Mais uma vez, a participação é gratuita.

Os pontos de lançamento dos livros são variados: desde o pub em restaurantes mas também pequenas casas encantadoras, o Pequenas bibliotecas livres que surgem aqui e ali nos bairros, onde todos podem levar e deixar os seus livros preferidos. Ou bibliotecas ao ar livre aderindo à iniciativa e deliciando-se cada vez mais com locais inesperados, incluindo praias, transformados em locais de cultura.

Bookcrossing

LER TAMBÉM: Bibliomotocar: o professor que percorre a Itália para entusiasmar as crianças com a leitura

CRUZAMENTO DE LIVROS ONLINE

Dissemos que o bookcrossing ganhou popularidade através da Web graças ao nascimento do sítio Web oficial www.bookcrossing.com. Mas é uma iniciativa que passa do online para o offline, ligando os dois mundos.

Basicamente, o sítio em linha é dedicado ao registo e à localização de livros, que podem ser seguidos através de uma simples pesquisa no sítio, mas também à criação de fóruns, listas de correio eletrónico para bookcrossers, sítios temáticos que permitem aos participantes manterem-se actualizados e organizar encontros ao vivo.e descobrir os seus gostos literários, enviando-lhes diretamente livros do seu interesse.

LER TAMBÉM: Em Idaho, a biblioteca que nos faz sonhar, a ideia de um bibliotecário para dar nova vida a um carvalho de 100 anos que ia ser abatido (foto e vídeo)

BOOKCROSSING EM ITÁLIA

O sítio Web oficial para a Itália é www.bookcrossing-italy.com, mas embora a iniciativa também tenha crescido no nosso país, não alcançou a popularidade que tem noutros locais De acordo com a classificação oficial em www.bookcrossing.com as nações mais activas são os seguintes:

  1. Estados Unidos 29%
  2. Alemanha 16%
  3. Reino Unido 13%
  4. Países Baixos 11%
  5. Finlândia 10%
  6. Canadá 8%
  7. Austrália 5%
  8. França 4%
  9. Portugal 3%
  10. Espanha 1%

Infelizmente, a Itália não está entre os dez primeiros. No entanto, o fenómeno está a tornar-se cada vez mais conhecido e esperamos que continue a crescer. Quanto aos Zonas de câmbio oficiais italianas, eis algumas do sítio oficial:

  • Em Milão, um dos maiores locais de bookcrossing em Itália é a "Isola dei Libri", no bairro de Isola, mas também o restaurante Tigella, na Via Anfiteatro 6, oferece um espaço dedicado ao free bookcrossing, bem como a Piscina Solari, na Via Montevideo, 20, e o Aromando Bistrot, na Via Pietro Moscati 13.
  • Em Veneza Sente-se OBCZ.
  • Em Roma, encontrará pontos de troca na loja de artesanato e presentes Mondi Possibili, na Via Giuseppe Candeo 18, e na AphroditeCaffé, na Via G. Donizetti 28.
  • Em Nápoles, na Pausa Caffè Store Vomero, na Via Maurizio Piscicelli 48.
  • Em Palermo, em Tomas Parrucchieria, Via Gaetano Daita, 68.

Para um mapa completo de todas as OCZ italianas, remetemos para o sítio Web oficial.

ONDE É QUE SE DEIXA UM LIVRO PARA O BOOKCROSSING?

Se quiser deixar alguns livros para o bookcrossing, basta encontrar o local de depósito mais próximo da sua casa ou do seu local de trabalho. Em Florença, é até possível deixar livros nos táxis, com base na iniciativa da cooperativa de taxistas florentinos Socota intitulada "Deixe um livro num táxi". No Trentino, há parques ondeE esta fantástica prática de partilha é agora também adoptada em vários edifícios de apartamentos.

OS BENEFÍCIOS DA LEITURA:

  • Benefícios da leitura, elimina o stress e o mau humor. Aumenta a empatia e melhora as relações com os outros
  • A importância irreprimível da leitura: a iniciativa #ioleggoperché
Rolar para o topo