Bergamota: benefícios, utilizações e contra-indicações

Há também quem lhe chame o fruto da saúde, devido às suas inúmeras propriedades benéficas. E, de facto, o bergamota O fruto é, de facto, um citrino, do qual se conhecem três variedades (femminello, castagnaro e fantastico), é um verdadeiro elixir .

BERGAMOTTO

Um remédio natural para proteger o coração e melhorar o humor. Um ingrediente essencial para a cosmética "faça você mesmo" e para fazer, por exemplo, uma máscara de beleza eficaz. Um ingrediente para dar sabor e aroma aos nossos pratos, desde risotos a licores. bergamota é de facto um citrino muito generoso, que não se pode desperdiçar e que pode ser utilizado em diferentes versões.

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA BERGAMOTA

Pertencente à família das Rutáceas, a bergamota é cultivada na Calábria nomeadamente na província de Reggio Calabria, nas zonas de Villa San Giovanni e Siderno De facto, trata-se de zonas bem ensolaradas e sem geadas, ideais para o cultivo da bergamota, uma planta que não tolera mudanças bruscas de temperatura e que necessita de irrigação constante. A bergamota só se enraíza em determinadas zonas e, embora também seja produzida na Ásia, é a bergamota da Calábria que é mais rica em componentes e propriedades benéficas.

LER TAMBÉM: A cidra, as suas propriedades e benefícios para a saúde e três receitas deliciosas para a saborear em saladas

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA BERGAMOTA

Um fruto de bergamota médio fornece 42 calorias e é constituído por 80 por cento de água:

  • 10,7 gramas de hidratos de carbono
  • 1,4 gramas de fibras
  • 0,65 gramas de proteínas
  • 0,5 gramas de gordura
  • 133 miligramas de potássio
  • 2 miligramas de sódio
  • Vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro

PROPRIEDADES CURATIVAS DA BERGAMOTA

Um verdadeiro desinfetante natural, a bergamota tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias Algumas gotas da essência em supositórios são suficientes para aliviar as vias respiratórias em casos de constipações, tosse e dores de garganta. Um excelente remédio natural também para combater infecções fúngicas das unhas e com um efeito cicatrizante no caso de pequenas feridas, alguns estudos demonstraram também que a essência de bergamota é um excelente antidepressivo.

BENEFÍCIOS DA BERGAMOTA

Graças ao seu teor de antioxidantes, a bergamota tem um efeito protetor no coração e nos grandes vasos sanguíneos e desempenha um papel fundamental na prevenção das doenças metabólicas e circulatórias .

Muito utilizado na indústria cosmética, A essência de bergamota é o principal ingrediente da água-de-colónia clássica e de muitos outros produtos de perfumaria Com a sua fragrância intensa, é também utilizado no fabrico de sabonetes, uma vez que o seu óleo essencial é capaz de se misturar em total harmonia com os outros óleos, proporcionando uma sensação de frescura.

O QUE CURAR COM BERGAMOTA

Para além das suas propriedades antioxidantes e da carga de vitaminas que possui, a bergamota ajuda também no tratamento de certas disfunções, nomeadamente
  • É um remédio eficaz contra caspa e contra o queda de cabelo.

  • Purifica a pele oleosa e ajuda a eliminar acne .
  • Diminui os níveis de glicose no sangue e, com isso, melhora a atividade da insulina.
  • Um certo potencial anticancerígeno da bergamota foi evidenciado em vários estudos, mas ainda não foi aceite pela comunidade científica, nomeadamente no que diz respeito ao cancro do cólon.

BERGAMOTA EM COSMÉTICOS

A bergamota presta-se muito bem ao perfumes Além disso, com o seu óleo pode fazer-se um óleo para a roupa. máscara de beleza natural.

COMO UTILIZAR A BERGAMOTA NA COZINHA

A raspa aromatizada da bergamota é perfeita para aromatizar muitos pratos diferentes, desde risotos a pratos de peixe. É também um excelente agente aromatizante para frutas cristalizadas, doces, nougats, gelados, licores e vários tipos de bebidas. Um citrino que também é decididamente "não desperdiçar" a bergamota, uma vez que permite a utilização de todas as suas partes: casca. polpa, sumo eEssência: com a bergamota também se podem fazer compotas, gelatinas e óleos aromáticos.

RECEITA DE LICOR DE BERGAMOTA

Muito conhecido é o licor feito de bergamota É utilizado como digestivo e para dar um sabor extra aos pratos de peixe. Aqui fica a receita para o preparar em casa:

INGREDIENTES

  • 8/10 bergamotas
  • 1 litro de álcool a 90º
  • 500 g de açúcar
  • 500 ml de água

PREPARAÇÃO

  1. Lavar e secar as bergamotas, retirar as peles deixando toda a parte branca e depois macerar as peles com álcool durante 15 dias numa garrafa de vidro lavada e esterilizada.
  2. Passado este tempo, aquecer a água com o açúcar num tacho até o açúcar estar completamente dissolvido e deixar arrefecer.
  3. Misture a água e o açúcar com o licor e, em seguida, coloque a mistura em garrafas. Se desejar, pode retirar as peles, mas elas também podem ser mantidas no interior.
  4. Com o sumo das bergamotas pode preparar refrescantes centrifugas de frutas e legumes

ÓLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA

Muito valioso, bastam algumas gotas de óleo essencial de bergamota para beneficiar das suas inúmeras propriedades:

  • RELAXAMENTO: Polvilhar algumas gotas num pout pourri ou num difusor de essências, mas também em humidificadores de radiadores, ajuda a relaxar.
  • LENITIVO: Algumas gotas de óleo essencial de bergamota numa queimadura solar ou irritação acalmarão o ardor.
  • DESINFECTANTE: excelente para desinfetar a cavidade oral e prevenir doenças como a halitose ou a gengivite. Duas ou três gotas num copo são suficientes para gargarejar.
  • CICATRIZANDO: o óleo de bergamota é uma verdadeira panaceia para a pele, bastam algumas gotas para equilibrar o pH e é também cicatrizante.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A BERGAMOTA E O LIMÃO?

Existem pelo menos três diferenças importantes entre a bergamota e a limão ambos classificados como citrinos. O primeiro diz respeito o formulário a da bergamota é mais parecida com a laranja, com uma cor amarelo-esverdeada. A segunda diferença está na sabor a bergamota é mais azeda e amarga do que o limão. Terceira diferença: o limão é cultivado em toda a Itália, enquanto 90 por cento da produção nacional de bergamota provém da Calábria e, em especial, da zona de Locride .

QUE QUANTIDADE DE SUMO DE BERGAMOTA SE PODE BEBER POR DIA?

Embora seja um produto muito benéfico, é bom não exagerar com a bergamota. A dose diária não deve exceder 100-150 ml de sumo e é aconselhável misturá-lo com sumo de laranja, natural, claro, ou água natural, sem gás.

BERGAMOTA: CONTRA-INDICAÇÕES

A bergamota não é recomendada para quem toma medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele. Também deve ter cuidado se sofrer de bradicardia, asma brônquica ou glaucoma.

COMO SE TRATAR COM REMÉDIOS NATURAIS:

  • Dores de cabeça, quais são as verdadeiras causas e remédios naturais, começando com uma caminhada...
  • Ressaca, como se livrar dela apenas com remédios naturais, sem medicamentos
  • Azia, gastrite: remédios naturais que funcionam. Desde a ginástica correcta até aos alimentos a evitar
Rolar para o topo