Bancos gigantes: o que são e onde encontrá-los

Centenas de bancos gigantes espalhados por toda a Itália Situados em locais pouco conhecidos e bastante isolados, chegar até eles exige um pouco de esforço, mas sentar-se lá em cima é como voltar a ser criança. O primeiro foi criado em 2010 por Chris Bangle em Clavesana, no Piemonte, o primeiro de uma longa série. Com o tempo, tornaram-se uma verdadeira atração turística e um fenómeno social.

BANCOS GIGANTES

Os mais recentes encontram-se na Úmbria, um no agriturismo La Miniera di Galparino, em Città di Castello, e outro em Colle Umberto. Os bancos Bigf tornaram-se assim 245 e representam atracções turísticas, ligadas, por exemplo, a belezas particulares da paisagem ou a rotas enogastronómicas.património ambiental e cultural.

BANCO GRANDE

Os Big Benches, bancos gigantes, foram criados em Piedmont pelo designer Chris Bangle, que se mudou para cá com a sua família. Foi ele quem criou os primeiro banco gigante em Clavesana, em 2010. Ele quere-os assim para encorajar os adultos a redescobrir a arte da maravilha olhar para o território com outros olhos.

Situados em locais de interesse paisagístico, em terrenos acessíveis ao público, fazem parte de uma experiência colectiva que todos podem viver e, naturalmente, partilhar. Não beneficiam de financiamento público, mas surgem graças a doações privadas.

O projeto é gerido pela associação " O projeto comunitário do grande banco "cujo objetivo é, entre outras coisas, apoiar as comunidades locais e os artesãos, bem como promover um turismo de qualidade.

BANCOS GRANDES: ONDE ENCONTRAR OS BANCOS GIGANTES

O Piemonte é a sua terra de origem e também a região onde se encontram a maior parte deles, como indica o sítio Web oficial, onde é possível consultar a lista completa subdividida por localidade. Mas, entretanto, o fenómeno já se espalhou por toda a Itália, da Lombardia à Emília-Romanha, do Trentino ao Lácio, do Veneto à Ligúria, e alguns até na Apúlia e na Campânia.

Há também um grupo no facebook dedicado aos bancos gigantes, chamado Big Bench - Itinerant Benchers, uma mina de informações valiosas para quem os quer visitar. Os bancos estão também marcados num mapa e é possível obter um passaporte que certifica a visita a cada um deles através de um carimbo especial.

BANCOS GRANDES: COMO CONSTRUIR BANCOS GIGANTES

Qualquer pessoa pode construir um banco gigante e Chris fornece os desenhos e as instruções gratuitamente. Os passos são simples: tem de preencher um formulário no sítio Web do projeto, anexar quatro fotografias do local de instalação e uma imagem de satélite.

Se a documentação for aprovada, é assinado um contrato e a construção prossegue. As cores são decididas pelos organizadores, de modo a diferenciar os diferentes bancos, que devem ser construídos em pontos privilegiados, sem fundos públicos, mas com fundos ou mão de obra voluntária.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

OS SÍTIOS MAIS BONITOS PARA DESCOBRIR A PÉ:

  • Passeios nas margens do rio, os mais belos de Itália. Região por região, do Trentino à Sicília
  • Caminho de Santiago de Compostela: tudo o que precisa de saber se quiser percorrê-lo
  • Os percursos pedestres mais bonitos de Itália: do Tirol do Sul à Sicília, passando pela Toscânia (fotos)
Rolar para o topo