- PORRI
- VALORES NUTRICIONAIS
- PROPRIEDADES DO ALHO FRANCÊS
- BENEFÍCIOS
- COMO LIMPAR ALHOS FRANCESES
- RECEITA DE APERITIVO COM ALHO FRANCÊS
- ESPARGUETE COM ALHO FRANCÊS E LIMÃO
- CONTRA-INDICAÇÕES
PORRI
Também conhecidas como "cebolas suaves" devido ao seu sabor mais suave em comparação com as cebolas, alhos franceses excelente tanto cru como cozinhado, são um vegetal rico em propriedades importantes para a saúde .
VALORES NUTRICIONAIS
Rico em água, proteínas, vitaminas e fibras, o alho-francês é muito valioso para a saúde e pobre em calorias, uma vez que 100 gramas fornecem cerca de 60 calorias.
Nesta quantidade também encontramos:
- 83 g de água
- 1,50 g de proteína
- 0,30 g de lípidos
- vitamina A e C
- vitamina E
- 0,400 mg de niacina
- 180 mg de potássio
- 59 mg de cálcio
- 35 mg de fósforo
- 28 mg de magnésio
- 20 mg de sódio
PROPRIEDADES DO ALHO FRANCÊS
Caracterizado por um sabor e um aroma muito intensos, o alho francês possui propriedades desinfectantes, digestivas e anti-anémicas, sendo um verdadeiro aliado na luta contra o colesterol, reduz a tensão arterial e protege o coração. Pouco calórico, mas rico em água e, por isso, excelente para quem segue uma dieta hipocalórica, o alho francês contém também vitaminas A-C e B, ferro, magnésio e manganésio,potássio, cálcio e outros minerais importantes para a saúde e o bem-estar do organismo. A quantidade de fibras, úteis para o bom funcionamento do intestino, é também excelente.
LER TAMBÉM: Todos os efeitos benéficos da cebola, protegendo contra as infecções e cuidando do coração
BENEFÍCIOS
Sabia também que o alho francês é um excelente remédio natural para as insónias? Utilize-o sobretudo ao jantar, para dar sabor a saladas, sopas e risotos. Um verdadeiro antibiótico natural, tal como o alho, graças sobretudo à presença de alicina, e uma importante fonte de polifenóis capazes de contrariar os efeitos dos radicais livres e retardar o envelhecimento.
E não é tudo: o alho francês também contém uma boa quantidade de ácido fólico, que é especialmente importante durante a gravidez para evitar malformações no feto.
São também úteis contra a obstipação e, graças ao selénio, revelam-se valiosos aliados contra o stress oxidativo, para além de ajudarem a reduzir o colesterol.
PARA MAIS: Como cultivar alho em vasos na varanda: dicas e sugestões
COMO LIMPAR ALHOS FRANCESES
Para limpar corretamente os alhos franceses, é necessário retirar primeiro a "barba" da base e as folhas exteriores mais fibrosas Em seguida, com a ajuda de uma faca fina (o ideal é uma lâmina de cerâmica), corte o alho-francês, começando pelo centro. Nesta altura, é preferível passá-lo por água corrente da torneira para remover quaisquer vestígios de terra e cortá-lo como desejar. Para manter todas as suas propriedades nutricionais intactas, a melhor opção é consumi-lo fresco. Se não tiver a certeza dos nutrientes, é melhor consumi-lo fresco.Se achar que não vai conseguir comê-los a tempo, os alhos franceses também podem ser congelados: basta limpá-los, escaldá-los ligeiramente e colocá-los em sacos de congelação. Quando precisar de os utilizar, basta deitar a quantidade certa na frigideira e prosseguir com a preparação da receita.
LER MAIS: A cidra, as suas propriedades e benefícios para a saúde e três receitas deliciosas para a saborear em saladas
RECEITA DE APERITIVO COM ALHO FRANCÊS
Para além do habitual pinzimonio, pode servir alho francês como um aperitivo original Leve uma panela com água a ferver e coza um alho francês limpo e um espargo para cada um dos seus comensais até ficarem macios, depois escorra-os e deixe-os secar. Deixe-os arrefecer, divida-os em duas ou mais partes, coloque-os num tabuleiro e tempere-os com uma emulsão composta por 3 colheres de sopa de azeite virgem extra, 1 colher de sopa de vinagre, sal, pimenta e ervas comoEm alternativa, adicione ao azeite uma colher de chá de mostarda em pó e nozes picadas e assadas na frigideira.
ESPARGUETE COM ALHO FRANCÊS E LIMÃO
E agora a receita, para quatro pessoas, de um prato verdadeiramente delicioso para preparar à última hora, se tiver convidados para o jantar ou se estiver atrasado para o trabalho: coza a parte branca de 8 alhos franceses cortados em rodelas com 30 g de manteiga em lume brando. Adicione 20 cl de leite, cozinhe durante 20 minutos (entretanto, providencie para que o esparguete, 350 g, seja cozinhado al dente na altura certa). Quando o leite tiver sido absorvido e os alhos franceses estiverembem amolecida, tempere com sal, tempere com a casca ralada de um limão e adicione uma pitada de noz-moscada e pimenta. Tempere a massa com o molho temperado com 30 gramas de queijo parmesão ralado e sirva.
CONTRA-INDICAÇÕES
O consumo de alho-francês não é geralmente recomendado para quem tem problemas de cálculos urinários, tensão arterial baixa e incontinência urinária, mas também no caso de alergias específicas ao níquel.
RECEITAS COM ALHO FRANCÊS ENTRE OS INGREDIENTES :
- Sopa de alho francês, com sabor a caldo de carne e alho
- Sopa de creme de alho francês: a receita de batata que aproveita as sobras de legumes
- Omeleta de alcachofra assada: a receita com alho francês, salsa e limão