Alcaparras: propriedades, benefícios e modo de conservação

Na cozinha, podemos utilizá-los em todo o lado para enriquecer os pratos: desde saladas (principalmente de tomates) para o massas (a mais famosa é a de azeitonas e alcaparras), Ao aromatizar um prato com o seu sabor forte, as alcaparras permitem-nos também evitar um desperdício importante para a nossa saúde: o uso excessivo de sal.

CAPPERI

Mas, para além das características culinárias, a alcaparras são portentosos para a nossa saúde, graças a uma mistura de substâncias que contêm e a uma série de benefícios que trazem ao nosso organismo.

LER TAMBÉM: Proteína vegetal, os 10 alimentos que a contêm em maior quantidade

ALCAPARRAS: O QUE SÃO

A alcaparra não é uma árvore, mas um simples arbusto e os seus frutos não são frutos, mas sim flores, ou seja, botões que ainda não eclodiram. A planta, sempre de cor verde, bastante pequena, cresce em forma de arbusto, entre fendas de muros, entre fendas de rochas e em terrenos estéreis. Não necessita de água e gosta de solos secos e calcários. O nome original do arbusto é Capperis spinosa A planta é originária da Grécia e da Ásia Menor, típica da bacia mediterrânica.

VALORES NUTRICIONAIS DAS ALCAPARRAS

As alcaparras têm valores nutricionais de minerais, vitaminas e proteínas, que ajudam a dar poder preventivo a estes botões. Mas vejamos em pormenor as valores nutricionais por 100 gramas :

  • Água 83,8 gramas
  • Proteína 2,36 gramas
  • Sódio 2,96 gramas
  • Lípidos 0,86 gramas
  • Cálcio 40 miligramas
  • Potássio 40 miligramas
  • Magnésio 33 miligramas
  • Fósforo 10 miligramas

Em contrapartida, as calorias são apenas 23 por 100 gramas.

Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

BENEFÍCIOS DAS ALCAPARRAS

I benefícios das alcaparras estimulam o apetite e as funções digestivas, mas ao mesmo tempo têm uma poderosa função hidratante e diurética. É por isso que são sugeridas durante as dietas, em casos de celulite, para a acne rosácea. Outro importante poder natural da alcaparra reside no kaempferol, um antioxidante que no organismo pode desempenhar umaA quercetina, muito presente nas alcaparras, tem também efeitos antibacterianos, anticancerígenos e cardio-protectores. As alcaparras ajudam também a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DAS ALCAPARRAS

Entre outros propriedades das alcaparras há que acrescentar algumas muito significativas:

  1. Aumentam a atividade dos fagócitos, reforçando assim o sistema imunitário
  2. Limitam a libertação de histamina e actuam como um anti-alérgico natural
  3. Durante os períodos de mudanças sazonais, são úteis para combater a fadiga física e mental
  4. Favorece a microcirculação graças ao seu teor em rutina, que reforça os capilares e inibe a formação de agregados de plaquetas. Este flavonoide ajuda assim a encontrar alívio quando sente as pernas pesadas
  5. Graças à rutina, contrariam o aparecimento do colesterol
  6. A presença de muitos sais naturais ajuda a prevenir alergias

PARA MAIS: Alimentos ricos em fibras, eis a classificação. Doenças que podem ser prevenidas com fibras

ALCAPARRAS NA COSMÉTICA NATURAL

Para além de cozinhar, as alcaparras também podem ser utilizadas na cosméticos naturais Isto deve-se à elevada concentração de ácido pantoténico, ou também vitamina B5, que retarda o envelhecimento da pele e ajuda as feridas a cicatrizar mais rapidamente. Além disso, o teor de ácido ascórbico promove a síntese de colagénio no corpo: daí a caraterística das alcaparras de serem um agente natural anti-envelhecimento e fotoprotector da pele. Como preparar um anti-envelhecimento à base deBasta misturá-las com vinho tinto (outra substância que ajuda a retardar o envelhecimento da pele) e depois aplicar o preparado no rosto ou na pele durante pelo menos cinco minutos.

ONDE SE ENCONTRAM AS MELHORES ALCAPARRAS?

A Itália é a pátria da alcaparra e, nomeadamente, a ilha de Sicília Em geral, as melhores alcaparras são as de Pantelleria, seguidas das das Ilhas Eólias, a começar por Salina. O que faz a diferença, em termos de qualidade, mais do que a proveniência, é a origem das alcaparras.tamanho, ou seja, o tamanho do invólucro, do botão. Quanto mais pequeno for, mais sabor tem.

COMO CONSERVAR AS ALCAPARRAS

Sob o óleo , em conserva ou em salmoura Cada um pode escolher a solução que preferir. A mais popular é conservar as alcaparras salgado Num frasco hermeticamente fechado, alternam-se camadas de alcaparras com camadas de sal grosso, numa proporção que pode variar de 40 a 100 por cento, ou seja, 400 gramas ou um quilo de sal grosso por cada quilo de alcaparras. É evidente que menos sal é uma poupança e resulta num menor risco de consumo de sal, mas com uma dose mais elevada de sal, a conservação pode durar mais tempo.Em geral, as alcaparras estão prontas para serem armazenadas 40 dias após a preparação do frasco e podem permanecer neste estado durante, pelo menos, dois anos.

COMO COMER ALCAPARRAS

O importante, ao consumir alcaparras, é ter cuidado com livrar-se do sal Caso contrário, corre o risco de estragar os sabores dos pratos que vai preparar. O procedimento é muito simples. Depois de abrir o frasco e retirar as alcaparras, coloque-as de molho em água durante pelo menos 20 minutos. Mude a água algumas vezes, depois escorra-as e esprema-as. Depois de abrir um frasco de alcaparras (que normalmente podem ser guardadas num frasco), pode colocá-las no frasco.despensa), é necessário conservá-lo no frigorífico.

LER MAIS Ú: Alimentos que ajudam a dormir, leguminosas, peixe, frutos secos, sementes de linho e infusões

DIFERENÇA ENTRE ALCAPARRAS E CUCUNCI

A alcaparra, como já dissemos, não é um fruto, mas apenas um rebento; em vez disso, após a floração, forma-se um verdadeiro fruto: o cucuncio Tem uma forma mais afunilada e um tamanho maior do que a alcaparra. No seu interior existem sementes que podem ser incómodas. A sua utilização à mesa é muito adequada para acompanhar aperitivos.

QUE NÃO PODE COMER ALCAPARRAS

São muito poucas as pessoas que não podem comer alcaparras. As alcaparras em vinagre são desaconselhadas a quem tem problemas de úlcera gastroduodenal. As alcaparras em sal são desaconselhadas a quem tem hipertensão arterial, problemas renais e mulheres grávidas. Quem sofre de hipotiroidismo ou bócio também tem de ter cuidado, pois as alcaparras contêm jucocaparina, uma substância que dá aPor último, os diabéticos devem consultar o seu médico antes de consumir alcaparras regularmente.

RECEITAS DE ALCAPARRAS

A receita mais comum de alcaparras é a massa com azeitonas, mas as alcaparras são um alimento muito versátil na cozinha, sendo ideais para dar sabor a muitos outros pratos, como estes receitas verdadeiramente imperdível:

  • Tarte Tatin com tomate cereja: a receita com azeitonas e alcaparras
  • As sobras de pizza transformam-se em muitas sandes deliciosas com alcaparras, anchovas e azeitonas
  • Baccalà al pomodoro, a receita clássica napolitana, com alcaparras, salsa e dois dentes de alho
  • Pizza di scarola: a receita de uma iguaria tradicional napolitana, com azeitonas, alcaparras e queijo pecorino ralado
  • Linguine com atum e limão: a receita de um prato saboroso para enriquecer com azeitonas e alcaparras
  • Hambúrgueres de atum, a receita natural com azeitonas, alcaparras e sementes de funcho
  • Hambúrgueres de atum, a receita natural com azeitonas, alcaparras e sementes de funcho

ALIMENTOS ALIADOS À NOSSA SAÚDE:

  • Pêssegos, propriedades e benefícios para a saúde: combatem o colesterol
  • Tamarindo: as propriedades e os benefícios para a saúde de um fruto que ajuda a digestão
  • A cidra, propriedades e benefícios para a saúde. Três receitas para a saborear em saladas
Rolar para o topo