Akita: aspeto, carácter e adoção

A raça de origem japonesa tornou-se popular graças ao filme "Hachico", inspirado numa história verídica comovente e, tal como no filme, o Akita é um cão que demonstra um forte apego aos seus donos, preservando a sua natureza orgulhosa e independente.

AKITA

Foi originalmente utilizado na caça ao urso, por ser particularmente corajoso e destemido, e como cão de guarda. Entre 1600 e 1800 foi também utilizado em combates, mais tarde felizmente proibidos. A raça foi declarada "monumento natural nacional" em 1931 no Japão, de onde é originária.

ORIGENS

O nome deriva da prefeitura de Akita, uma região montanhosa no norte da ilha de Honshu, onde estes cães se concentravam. Em 1931, o governo japonês declarou esta raça, através da seleção de nove exemplares, um monumento nacional e, desde 1967, um museu inteiro dedicado ao akita pode ser visitado na cidade de Odate. No final da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanosNos seus primórdios, o akita era um cão muito famoso como caçador de javalis e ursos, tornando-se mais tarde protagonista de horrendas lutas de cães, um desporto que infelizmente continua a ser praticado ilegalmente no Japão.

ASPECTO

O Akita tem um corpo flexível, mas também maciço, com orelhas ligeiramente inclinadas para a frente, olhos pequenos e escuros, um pescoço grosso e musculado e dentes fortes. No geral, é um cão bem proporcionado.

A altura ao garrote dos machos é de 64-70 cm e a das fêmeas é de 58-64 cm.

Tem um cabelo comprido e áspero e o cores permitidas (que ainda deve incluir alguns cabelos esbranquiçados) são quatro:

  • branco
  • fulvo
  • brindado
  • sésamo
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por KAITO TEAM Akita Inu Kennel (@kaitoakita)

CARÁCTER

Inteligente, cauteloso e corajoso, calmo (mesmo com crianças), um pouco cauteloso com estranhos e outros cães. É também muito orgulhoso, auto-confiante e independente, embora sempre obediente aos seus donos (desde que estes o tratem com respeito).

Se quisermos encontrar defeitos nele, ele é bastante sensível, por isso temos de ter cuidado para não o ofendermos. Ele ofende-se facilmente! Mas no temperamento do akita, para além da força e da coragem, há uma qualidade muito importante: a lealdade absoluta ao seu dono. Na estação de Shibuya, em Tóquio, há uma estátua dedicada a um akita chamado Hachiko. É um dos cães mais famosos do Japão:Durante nove anos seguidos, esperou pacientemente pelo regresso do seu mestre.

LER TAMBÉM: Ligação entre o cão e o dono, reforçada pelo olhar e pelo caminhar em conjunto

CURA

Precisa de ser continuamente estimulado, tanto física como mentalmente. Em suma, não é um cão "batata de sofá", mas necessita de atividade física regular e de muito dinamismo. Os passeios diários são, obviamente, recomendados, mas também outros desportos que o ajudem a libertar a sua energia.

Quanto ao pelo, é preciso ter cuidado, porque o Akita tem tendência a perder muito pelo, sobretudo na primavera e no outono, altura em que é essencial escová-lo regularmente e penteá-lo.

SAÚDE

Embora geralmente goze de boa saúde, o Akita (especialmente os exemplares totalmente brancos) pode sofrer de surdez e de luxação medial recorrente da patela.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Amo Akita (@amoakita)

QUANTO CUSTA UM CACHORRO AKITA?

O preço de um cachorro com pedigree, com todos os documentos em ordem, comprado num canil sério e autorizado, situa-se entre 1 500 e 2 500 euros.

LER TAMBÉM: Cão da Córsega: carácter, qualidades e perigo

COMO ADOPTAR UM AKITA

Existem grupos no Facebook dedicados à adoção de cães Akita com maus antecedentes de abandono ou maus tratos, onde se podem encontrar tanto adultos como cachorros à procura de um lar.

OUTRAS RAÇAS QUE PODEM INTERESSAR-LHE:

  • Pastor Alemão
  • Collie da fronteira
  • Labrador
Rolar para o topo