De acordo: os conluios são galopantes, e as boas maneiras eclipsaram A tecnologia subverteu os códigos de comportamento, nomeadamente nas relações entre homens e mulheres, deixando espaço para as explosões mais vulgares: verdade. No meio de um furacão metoo O movimento internacional no domínio da luta contra os abusos sexuais e a chantagem, falando apenas de gestos de namoro em relação a uma mulher levanta a questão do sexismo.
IMPORTÂNCIA DA GALANTERIA
Tomemos todas estas coisas como garantidas, mas não nos resignemos a elas: a galanteria foi e continuará a ser sempre um valor Os galantes devem resistir e reafirmar o espaço para este código de comportamento, que deve fazer parte da famosa etiqueta, não formal mas substancial, para ser explicada aos nossos filhos e netos.
LER TAMBÉM: Todos nós falamos e gritamos, mas quase ninguém nos ouve. No entanto, deveríamos fazer o contrário. E ouvir evoca bondade
GALANTERIA
Tente por um momento alinhar alguns aspectos essenciais da galanteria: levantar-se quando uma mulher se junta a si à mesa, ou numa sala de estar. Deslocar uma cadeira para a acomodar Dar-lhe um beijo com a mão. Acompanhá-la até à porta e esperar que ela atravesse a soleira antes de a cumprimentar. Deixá-la entrar mais cedo e abrir a porta quando houver uma entrada (não num restaurante ou bar). Servir-lhe água e vinho à mesa e nunca fazer com que uma mulher se sinta excluída de uma conversa.
Agora, depois de ter alinhado estes gestos, mas outros poderiam ser acrescentados, diga-nos: parecem os sinais de um maníaco sexual à espreita? Cheira-lhe a chantagem? Há algum pormenor em particular que o incomode? A essência da galanteria é esta: uma bondade ad personam, reservada às mulheres A galanteria, que se tornou um modo de vida, uma abordagem aos outros, define assim os contornos do cavalheiro, uma raça em extinção, nomeadamente devido à dificuldade de o ser e de o manter. Luigi Pirandello disse: "É muito mais fácil ser herói do que cavalheiro. Heróis podemos ser de vez em quando; cavalheiros temos deser sempre".
SER GALÁCTICO
A galanteria é, portanto, um excelente exercício do ser, de uma forma mais geral, uma pessoa educada e gentil É um direito da mulher e um dever do homem, uma promessa que se oferece, não se paga, no maravilhoso jogo da sedução. Um homem galante, e não afetado, mostra confiança, autoridade, presença. E torna-se uma pessoa a ter em conta, pois o que vem a seguir, Deus o verá... Mais: a galanteria é um código que facilita e incentiva as relações entre as pessoas E é uma contrarresposta a uma grosseria generalizada e transversal, que contagia homens e mulheres, em qualquer idade. Basta ver o que acontece na rua quando temos um momento de incerteza perante um semáforo que passa de vermelho a verde.
Se estas coisas representam a galanteria, com os conteúdos que mencionámos, com os seus significados convergindo no respeito pelas mulheres, ai de nós se a desperdiçarmos, se a perdermos. E não há uma única razão no mundo para a confundir com qualquer atitude que tenha apenas a semente do sexismo.
AS MARAVILHAS DA BONDADE
- A bondade é a corrente forte que mantém os homens presos" (Johann Wolfgang Goethe)
- O poder da bondade: um elixir natural para não desperdiçar o amor e fazê-lo durar
- Felicidade, quer pelo menos tentar tocá-la? Aqui estão 10 pequenos gestos que o ajudarão muito