Teoria do cisne negro: o inesperado que muda vidas

De animal raro e elegante, apenas descoberto na Austrália no século XVII, o cisne negro viu-se a ser o símbolo de uma teoria universal e das tríades filosofia uma história.

O QUE SIGNIFICA O CISNE NEGRO

Para simplificar, o cisne negro engloba o imprevisível, em todos os seus aspectos, da vida. Para o bem ou para o mal. Agora e imediatamente. Algo que muda a existência humana e também o equilíbrio entre os povos, entre as comunidades, entre as pessoas e com a natureza. Pense nos últimos acontecimentos negativos: a crise climática, a Covid-19, a guerra na Ucrânia. São factos que, paraNa direção oposta, ou seja, positiva, e recuando mais no tempo, o avanço da Internet e da tecnologia pode ser classificado na teoria do cisne negro.

TEORIA DO CISNE NEGRO

A sua presença é enorme no cinema, na literatura, na fotografia e até nas artes figurativas. O cisne negro A água, um animal aquático raro com uma forma muito elegante, é mais do que um animal premiado, é um paradigma que nos afecta a todos, como indivíduos e como comunidade. É a definição do improvável que muitas vezes governa e perturba as nossas vidas. Um acontecimento inesperado, um acidente, algo que não estava bem no horizonte, que muda radicalmente a nossa existência, como é umDaí a necessidade de algumas regras para enfeitiçar e amortecer os riscos do cisne negro.

LER TAMBÉM: Clima, aquecimento e furacões, 10 coisas que mudam o nosso quotidiano (fotos)

O QUE É A TEORIA DO CISNE NEGRO

La teoria do cisne negro é uma metáfora antiga que exprime o conceito de que um acontecimento raro, imprevisível e inesperado (que pode ser positivo ou negativo), com um forte impacto no curso da história, é uma surpresa para o observador.

Segundo o filósofo e matemático libanês, Nassim Nicholas Taleb A história está cheia de cisnes negros e todos eles seguem a mesma dinâmica. Taleb desenvolveu a teoria filosófica do cisne negro, explicando o papel desproporcionado dos acontecimentos de grande impacto, raros e difíceis de prever em comparação com as expectativas normais na história, nas finanças e na tecnologia.

O CISNE NEGRO

De facto, um cisne negro nunca pode ser previsto, imaginado ou classificado através de métodos científicos, devido à sua natureza de evento de probabilidade muito baixa. Quando surge, muitas vezes nem sequer é reconhecido pelo que realmente é. um facto isolado que está fora do domínio das expectativas normais, uma vez que nada no passado pode indicar plausivelmente a sua possibilidade.

Em segundo lugar, tem um enorme impacto e, por último, apesar do seu carácter de acontecimento isolado, o natureza humana com os seus preconceitos, leva a justificações a posteriori do seu aparecimento, para o tornar explicável e previsível.

A teoria do cisne negro ou a arte de lidar com a incerteza refere-se exclusivamente a acontecimentos inesperados Estes acontecimentos desempenham coletivamente um papel grande e importante, contrariando o fluxo normal dos acontecimentos.

PARA MAIS: Inundações, morte por causa da chuva. Sem prevenção, sem cuidados com a terra. E discussões sobre alarmes (foto e vídeo)

COMO LIDAR COM O CISNE NEGRO

Aqui está cinco regras exclusivos para enfeitiçar o cisne negro.

  • Mudar a nossa forma de pensar Libertar a mente de preconceitos é a primeira regra importante.
  • Estudar sobretudo acontecimentos raros e extremos para compreender os acontecimentos comuns Todos os estudos sobre a vida social excluem o extraordinário para se centrarem no normal e não nos acontecimentos raros com os choques que daí resultam. Para compreender um fenómeno, é preciso considerar primeiro os extremos e, em particular, se estes têm um efeito cumulativo extraordinário, como o cisne negro.
  • Nunca ficar paralisado pelo medo e não fazer nada Se estiver demasiado preocupado com o próximo cisne negro, por exemplo, uma crise económica, poderá perder boas oportunidades de investimento.
  • Colocar-se sempre em posição de aproveitar as oportunidades É preciso ter liquidez para poder investir, quando os preços são extremamente vantajosos, e é precisamente quando todos fogem.
  • Nunca invista o que pode vir a precisar Em primeiro lugar, é necessário ter um Fundo de Poupança, depois um Fundo de Proteção e só depois um Fundo de Investimento. Nunca se veja na situação de ter de vender os activos em que investiu na sequência da chegada de um cisne negro!

ALGUNS CONSELHOS VALIOSOS PARA VIVER EM PAZ:

  1. O que é que as pessoas pensam? Importa-nos o menos possível" Philip Roth
  2. É o altruísmo que melhora o mundo, vamos experimentá-lo" Peter Singer
  3. E se tentássemos levar a vida com o sopro da leveza? Deslizemos sobre as coisas, do alto...
Rolar para o topo