Como se livrar da febre naturalmente

A febre chega, mesmo que de forma passageira, e somos imediatamente tentados a confiar na medicamentos Um enorme desperdício, e também uma forma contraproducente de lidar com o problema Para não falar daqueles que passam imediatamente para os antipiréticos e antibióticos, talvez sem sequer consultar o médico e pedindo conselhos ao Dr. Google.

COMO BAIXAR A FEBRE SEM MEDICAMENTOS

A febre, lembremo-nos, não deve ser cortada pela raiz, pois é uma das sintomas de uma doença permanente que temos de ultrapassar Como diziam as avós, e a regra continua a ser válida, "a febre tem de passar". E assim podemos fazê-la baixar sem medicamentos, sem gastar dinheiro e sem correr o risco de contra-indicações, mas apenas com o remédios naturais .

  • O sono, mais uma vez, revela-se o primeiro remédio do homem. Sempre e para sempre. Quando a temperatura sobe, é o corpo que nos pede o descanso Ele sente que precisa disso como de ar. É preciso dar-lhe prazer, não forçá-lo, e ai dele se sair de casa enfraquecido. O sono também ajuda no caso de doenças infecciosas, como incentiva a reação imune e, por conseguinte, permite-lhes lutar melhor.
  • Água O nosso organismo precisa de cerca de dois litros de água por dia. Quando temos febre, para a baixar sem medicação, é essencial beber muito: desta forma, evitamos a desidratação geral e a desidratação das mucosas, induzida pelo aumento da temperatura. Especialmente as crianças e os idosos Com febre, devem beber muita água, mesmo que não tenham sede. É preferível optar por pequenas doses, a intervalos regulares e à temperatura ambiente.
  • Sumos Para além da água, outros líquidos adequados para lidar com a febre são os sumos de fruta. O ideal é prepará-los em casa, sem os efeitos secundários dos aditivos dos produtos industriais. Sumos de laranja, tangerina e limão. E também chás de camomila e de ervas.
  • Alimentação. Ao contrário da água, que deve ser abundante em caso de subida das temperaturas, com os alimentos não há qualquer esforço especial a fazer. O apetite diminui e não vale a pena forçarmo-nos a comer. Não há necessidade. Quanto ao tipo de alimentos a escolher, as melhores soluções são peixe ou carne cozidos O importante é manter-se leve, não sobrecarregar o organismo e nutrir-se de vitaminas úteis para combater os germes e restabelecer a saúde. sais minerais que desaparecem com a transpiração provocada pela febre.

LER TAMBÉM: Sufumigação: um remédio antigo para combater os males da estação

COMO BAIXAR A FEBRE NATURALMENTE

Depois de dormir e de seguir uma alimentação correcta, alguns remédios ambientais são eficazes contra a febre e para a baixar naturalmente.

  • Quarto fresco. Nunca se deve exagerar no aquecimento, especialmente quando se tem febre. O quarto deve estar fresco, entre os 17 e os 19 graus, e bem ventilado. E é contraproducente ficar na cama cheio de cobertores. Em vez disso, certifique-se de que os lençóis e os cobertores estão bem lavados.
  • Esponja e banho morno : estes são remédios possíveis, mas apenas se o aumento da temperatura se dever a uma hipertermia provocada por um golpe de calor e não a uma infeção. Em qualquer caso, a água fria não deve ser utilizada, pois pode provocar uma vasoconstrição e tornar-se assim contraproducente.
  • Plantas correctas. Certas plantas medicinais, conhecidas como "diaforéticas", podem ajudar a aumentar a transpiração. E podem ser tomadas sob a forma de infusões quentes e chás de ervas. Em particular: à hortelã às flores de sabugueiro , em gengibre No entanto, não se engane: estes são remédios naturais e não substituem nenhum antipirético.

COMO FAZER BAIXAR RAPIDAMENTE A FEBRE

Se a febre não for um indicador de uma infeção mais grave, pode ser baixada fácil e rapidamente com estes remédios:

  • Muito descanso e muito relaxamento, tão facilmente como num dia normal de trabalho
  • Beber muita água, comer com comida quente e com frutas e legumes
  • Evitar as flutuações de temperatura
  • Molho em camadas, cebolas
  • Possivelmente tomar um banho morno, talvez com vinagre de cidra de maçã

QUANDO É QUE SÃO NECESSÁRIOS ANTIPIRÉTICOS PARA A FEBRE?

Até agora, vimos os remédios naturais mais eficazes. Mas quando é que precisamos de antipiréticos? Há essencialmente duas circunstâncias que os tornam indispensáveis. Quando a temperatura sobe muito: mais de 39,5 graus nos adultos e mais de 38,5 graus nas crianças. Quando a febre é acompanhada por um desconforto significativo, como uma forte dor de cabeça, dores musculares e musculares, e quando a febre é acompanhada por um nível elevado de dor. ossos mal-estar geral que não ajuda dormir Não esquecer que nas febres de inverno, tipicamente virais, que duram 3-4 dias, a temperatura sobe normalmente à tarde e depois à noite: por isso, é útil tomar o antipirético antes de ir para a cama.

QUANDO SÃO NECESSÁRIOS ANTIBIÓTICOS PARA A FEBRE

Os italianos são grandes gastadores de antibióticos , Os antibióticos não são adequados para a febre e só devem ser tomados por indicação do médico e no caso de uma infeção bacteriana. Não é preciso ter medo se a febre não baixar nos primeiros dois ou três dias: ela tem de seguir o seu curso natural. E, em qualquer caso, a antibiótico não é um antipirético e não baixa a temperatura, que começará a baixar assim que a infeção estiver controlada.

O QUE FAZER QUANDO A FEBRE SOBE PARA 102?

Quando a febre ultrapassa os 39 graus e se torna elevada, de acordo com os parâmetros do Instituto Superior de Saúde, pode começar por alguns remédios naturais, como compressas frias na testa, pulsos e tornozelos. Ou um banho ou duche de água morna para ajudar o corpo a evaporar. Caso contrário, passe para um antipirético, como o taquipirina.

A FEBRE DEVE SEGUIR O SEU CURSO

A sabedoria convencional ditava que a febre não devia ser tratada de forma radical, mas apenas de forma natural, dando-lhe tempo para seguir o seu curso. Claro: não havia antipiréticos nessa altura. Mas agora, quando temos tantos antipiréticos quantos quisermos, a investigação científica confirma o velho costume popular. A febre deve seguir o seu curso, até porque é um mecanismo de defesa contramuitos vírus vivem mal a temperaturas elevadas e desaparecem por volta dos 38 graus. Mais uma vez, tudo deve ser feito cum grano salis e tentar evitar que uma febre demasiado prolongada prejudique o nosso organismo.

REMÉDIOS NATURAIS PARA COMBATER OS MALES DA ESTAÇÃO:

  • O mel, a doçura de um açúcar natural, é bom para dores de garganta, tosse e constipações. Os 10 melhores tipos (foto)
  • Gripe, apenas curas naturais: em primeiro lugar, ficar na cama. Muitos líquidos, mel, ervas e puré. Nunca antibióticos
  • O mel, a doçura de um açúcar natural, é bom para dores de garganta, tosse e constipações. Os 10 melhores tipos (foto)
Rolar para o topo