Calos nos pés: causas, remédios e prevenção

Água quente , bicarbonato , o azeite Existem vários remédios naturais para lidar com o desconforto, que pode transformar-se em dor, da calli Não é necessário ir à farmácia e comprar produtos caros, correndo o risco de desperdiçar dinheiro. Experimente o nosso remédios naturais a começar pela utilidade de um banho de pés noturno confortável e agradável.

REMÉDIOS PARA CALOS

O que são calosidades? Simples: a pele dos pés (e, nalguns casos, das mãos) endurece e causa primeiro desconforto e depois dor. De que é que dependem? As causas podem ser várias: uma má hidratação do organismo, o uso de sapatos errados (demasiado apertados e inadequados para os nossos pés), deformações naturais da estrutura do pé. Depois, há calosidades que surgem como efeito secundário de certas doenças, em primeiro lugar a diabetes, mas também doenças cardiovasculares mais graves.

LER TAMBÉM: Calcanhares gretados, todos os remédios naturais para prevenir e combater o problema

COMO ELIMINAR CALOS DOS PÉS DE FORMA NATURAL

Mas como evitar os calos? Uma boa prevenção é deixar os pés respirar com frequência, e não os deixar sempre fechados nos sapatos, especialmente no inverno. Além disso: tente fazer uma pequena massagem nos dedos dos pés à noite, antes de adormecer, ou mesmo de manhã cedo, e afaste-os uns dos outros. Por fim, tenha cuidado com os sapatos e as meias certas, e faça uma boa pedicura de vez em quando. Vejamossão remédios naturais para combater o desconforto e a dor dos calos.

  • Água morna para suavizar a pele. Em primeiro lugar, para amolecer um calo, mergulhe o pé numa bacia de água quente durante 15 minutos. Depois, esfregue-o com uma lima especial para reduzir a espessura. Melhor ainda se colocar bicarbonato de sódio na bacia de água quente, onde deixa os pés durante 10 minutos, antes de os esfregar com a pedra-pomes e depois enxaguá-los.
  • A compressa de alho. Uma fatia de alho aplicada sobre o calo, tapada com gaze e mantida durante a noite, repetindo o tratamento durante vários dias consecutivos, garante o amolecimento e permite retirar o calo sem o cortar. A cebola é também muito eficaz, graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
  • Azeite para eliminar a dor e a inflamação. Se estiver inflamado e for muito doloroso, cubra o calo com uma fatia de tomate, presa com gaze, para o manter durante a noite, ou massaje-o repetidamente com azeite quente.
  • O limão ajuda a preveni-las. Se o calo ainda não se formou completamente, mas um espessamento da pele faz suspeitar da sua ocorrência, aplicar uma rodela de limão com meio centímetro de espessura sobre a zona durante algumas noites seguidas, fixando-a com gaze.
  • Água morna e chá de camomila para as fazer desaparecer. Como medida preventiva, uma vez por semana, faça um pedilúvio em água morna, na qual tenha previamente mergulhado algumas saquetas de chá de camomila (ou em água e flocos de aveia, ou numa infusão feita com três folhas de hera maceradas em vinagre durante 12 horas).

CALOS E MÉTODO DA AVÓ

Um método antigo, mas ainda muito eficaz, consiste na utilização de pão e vinagre. Basta pegar numa fatia de pão, mergulhá-la numa tigela com vinagre de vinho ou de maçã e esperar até que o miolo fique embebido no líquido. Depois, passe o líquido como compressa no calo, enfaixe-o com gaze e deixe atuar durante muito tempo. Se for disciplinado, o remédio funcionará.

COMO REMOVER CALOS E CALOSIDADES EM CASA

Para remover calos e calosidades em casa, mais uma vez podemos confiar no método da avó. Mergulhe o pé durante, pelo menos, um quarto de hora em água morna e, em seguida, raspe a zona calosa com uma pedra-pomes natural. Depois, nutra a planta do pé com azeite e mel.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DOS CALOS

Se tem tendência para ter joanetes, deve interrogar-se bem sobre a causas Os mais frequentes são:
  • O hábito de andar descalço ou com sapatos inadequados
  • Usar sempre saltos altos
  • Usar sapatos sem meias
No caso de calosidades nas mãos Em vez disso, as causas mais frequentes são:
  • Atividade de jardinagem
  • Levantamento de pesos
  • Artes marciais, escalada e corte de madeira

PREVENÇÃO DE CALOSIDADES NOS PÉS

Os calos nos pés, para além do desconforto que pode transformar-se em dor, criam também um problema estético. Podem ser evitados com uma boa e simples prevenção. Por exemplo:
  • Evitar usar sempre os mesmos sapatos
  • Espalhar os sapatos se achar que estão demasiado apertados
  • Utilizar, temporariamente, um penso protetor ou um pedaço de algodão
  • Manter a pele bem cuidada hidratado
  • Usar meias confortáveis e macias
  • Não deixe as unhas dos pés crescerem demasiado
  • Evitar a transpiração excessiva e, se necessário, utilizar o pó de talco com este objetivo

QUANDO IR AO MÉDICO POR CAUSA DOS CALOS?

Se os calos forem constantes e causarem dor, inflamam-se, apesar da remédios naturais O mesmo se aplica se sofrer de diabetes ou de doenças semelhantes: estes são casos em que é melhor consultar um médico e não recorrer a remédios naturais.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CALOS E CALOSIDADES?

I calli Muitas vezes, o calo desenvolve-se na parte superior do pé ou nas pontas dos dedos, sendo ainda mais frequente o caso em que o calo surge e cresce na parte dos dedos que se encontra sobre as articulações. durões Os espessamentos da pele são grandes e achatados, que se podem desenvolver nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés e que são picos de pele duros e em forma de cone.

REMÉDIOS NATURAIS PARA MÃOS E PÉS :

  1. Mãos e pés frios, os mais afectados são as mulheres. Reagir com massagem e chá de gengibre
  2. Como preparar um creme para as mãos em casa: natural, nutritivo e hidratante
  3. Creme corporal de chocolate: como fazer em casa, com aroma a laranja
Rolar para o topo