- O QUE É O SEITÃO
- SEITAN, VALORES NUTRICIONAIS
- SEITAN, PROPRIEDADES
- QUANTAS VEZES POR SEMANA SE PODE COMER SEITAN
- CONTRA-INDICAÇÕES DO SEITAN
- COMO COZINHAR O SEITAN
- RECEITAS COM SEITAN
Rico em proteínas a seitan é um substituto vegan da carne baseado em glúten de trigo. Interessantes são valores nutricionais e propriedades dos alimentos, o que é particularmente comum nas dietas vegetarianas e veganas. É fácil de encontrar e presta-se a numerosas receitas . para que serve o seitan, e que sabor Vamos descobrir um produto cheio de surpresas.
O QUE É O SEITÃO
Para compreender o que é o seitan , partimos de o que está dentro É o glúten de trigo separado do amido e cozinhado em caldo de legumes: contém até dois proteínas do glúten gliadinas e gluteninas (isto explica porque é que o seitan é tão rico em proteínas Tem uma textura fibrosa e mastigável semelhante à da carne, o que o torna um excelente substituto da carne, especialmente para quem não quer ou não pode comê-la, ou para quem simplesmente prefere reduzir o seu consumo.
Tal como a carne verdadeira, absorve os temperos e os sabores com que é cozinhada. Embora possa ser encontrada comercialmente no seu estado natural ou pré-cozinhada para ser simplesmente aquecida e apreciada, pode ser encontrada como ingrediente em alimentos como hambúrgueres vegetarianos, costeletas, almôndegas e molhos.
LER: Os 10 alimentos com mais proteínas vegetais
SEITAN, VALORES NUTRICIONAIS
Quanto ao seu valores nutricionais Para aqueles que se interrogam sobre o que é que pode ser feito com a proteína, estes podem variar ligeiramente consoante a marca e o tipo de proteína. quantas calorias têm 100 g de seitan pode responder-se que fornece entre 120 e 140. A mesma quantidade de alimentos também fornece
- Matéria gorda: 1,2 g (dos quais 0,25 g saturados)
- Hidratos de carbono 4,7 g (dos quais açúcares 0,2 g)
- Fibra <0,1 g
- Proteína 23,4 g
- Sal 0,6 g
Uma breve discussão merece o proteínas Esta "carne vegana" contém muito mais do que hidratos de carbono. No entanto, é de notar que carece do aminoácido lisina e da vitamina B12 em comparação com o frango, a carne de vaca & Co. A carência desta última, em particular, pode ter efeitos secundários a longo prazo. Riscos que podem ser simplesmente evitados tomando, como muitosos vegetarianos e os veganos tomam um suplemento de vitamina B12.
SEITAN, PROPRIEDADES
Tudo bem, mas para que serve o seitan? A "carne de cereais", cuja origens que se encontra na China, mas que é particularmente popular em toda a Ásia, tem uma baixo teor de hidratos de carbono e de gordura O que o torna uma alternativa viável ao tofu e ao tempeh. É adequado para todos os vegans e vegetarianos que são intolerantes à soja. Além disso:
- Não contém gorduras saturadas e ajuda o organismo a reduzir os níveis de colesterol no sangue, diminuindo o risco de problemas cardiovasculares.
- É um alimento particularmente adequado para desportistas graças ao seu importante aporte proteico, graças ao qual os músculos se podem desenvolver corretamente.
- Contém igualmente cálcio, o que, juntamente com as proteínas, o torna um alimento importante para a saúde das pessoas que proibiram a alimentação de animais e produtos de origem animal.
- Não contém sódio e, por conseguinte, revela-se adequado para as pessoas que sofrem de hipertensão.
- O facto de conter pouca gordura e calorias torna-o um alimento leve e muito digerível.
Além disso, não se deve esquecer o facto de se tratar de um alimento que é totalmente " sem crueldade "que combina muito bem com uma dieta orgânica e sustentável.
QUANTAS VEZES POR SEMANA SE PODE COMER SEITAN
Apesar de ser um ingrediente saudável para uma série de factores, o seitan está frequentemente no centro da controvérsia sobre os riscos que representa para o desenvolvimento de uma intolerância ao glúten O que é certo, no entanto, é que uma substituição total da carne por este ingrediente levaria, de facto, o nosso organismo a consumir uma quantidade de glúten muito superior à normal. Além disso, a sua combinação com pão e massas faria com que o nosso consumo diário de glúten fosse muito superior às nossas necessidades. Esta situação poderia desencadear uma reação autoimune Por este motivo, recomenda-se sempre um consumo moderado, não superior a 2-3 vezes por semana.
CONTRA-INDICAÇÕES DO SEITAN
Quando o seitan é mau para si Embora seja, como vimos, uma alternativa aos produtos de soja e ao tempeh, o seitan é feito de glúten, pelo que não pode ser consumido por celíacos e por pessoas intolerantes a este último. Além disso, a prolina presente na proteína pode tornar a sua digestão mais difícil em caso de consumo excessivo. índice glicémico elevado torna-o um alimento indesejável em caso de diabetes.
COMO COZINHAR O SEITAN
Os alimentos estão disponíveis comercialmente prontos a utilizar, basta abrir a embalagem e utilizá-los nos vários receitas que quer trazer para a mesa. Qual o sabor do seitan O seu sabor é mais neutro e menos intrusivo do que o da carne, mas a versatilidade é praticamente a mesma.
Se está à procura de ideias sobre como cozinhar o seitan sabe que é capaz de o fazer na panela estufado, grelha Pode cortá-lo em fatias finas e dourá-lo antes de o saborear como prato principal ou adicioná-lo a uma salada rica ou no recheio de uma sanduíche. O que é que combina bem com seitan? Todos os ingredientes e combinações que combinam bem com a carne. Assim, batatas fritas, acompanhamentos de legumes, saladas, mas também puré de tomate, se quiser preparar um ragu vegan Que tal um rico churrasco vegan? Basta acompanhá-lo com espetadas de legumes, molhos saborosos e pouco mais para tornar a experiência imbatível.
Para aqueles que se perguntam se o seitan pode ser consumido cru Respondemos que sim, uma vez que se trata de um alimento pré-cozinhado, também pode ser consumido sem cozinhar. Neste caso, no entanto, é aconselhável temperá-lo com ingredientes saborosos para lhe dar sabor, talvez os mesmos utilizados para enriquecer o carpaccio comum.
RECEITAS COM SEITAN
Quanto aos pratos com "carne de trigo", pode optar por vários receitas de verão por exemplo, seitan com curgetes, que pode fritar em conjunto ou utilizar para temperar noodles; para receitas ligeiras para temperar o seitan com o molho de soja que dá carácter mas não tem demasiadas calorias. Ou, mais uma vez, combinar tofu e seitan para criar pratos principais nutritivos.
Algumas das receitas mais simples e mais saborosas com seitan são as seguintes.
SEITAN FRITO
Tempo de preparação: 5 minutosTempo de cozedura: 10 minutos
Dificuldade: Baixa
INGREDIENTES (para 2 pessoas)
- 1 pacote de seitan
- Azeite a gosto
- ½ colher de sopa de farinha
PREPARAÇÃO
- Deite um pouco de óleo no fundo de uma frigideira e aqueça em lume médio.
- Deite a farinha numa tigela e atire os pedaços de seitan para os revestir perfeitamente.
- Frite durante 2-3 minutos, até ficarem dourados, depois vire-os e frite o outro lado.
- Colocar sobre papel absorvente para que o excesso de gordura seja absorvido e depois saborear.
PIZZAIOLA DE SEITAN
Tempo de preparação: 5 minutosTempo de cozedura: 20 minutos
Dificuldade: Baixa
INGREDIENTES (para 2 pessoas)
- 240 g de seitan
- 330 g de polpa de tomate
- uma mão-cheia de azeitonas pretas
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1 dente de alho
- Oregãos
- Sal e pimenta
PREPARAÇÃO
- Fritar o dente de alho num pouco de azeite, juntar as alcaparras e as azeitonas e fritar durante dois minutos.
- Adicione a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e polvilhe com orégãos.
- Coloque o seitan cortado em fatias finas por cima e cozinhe em lume brando durante 15 minutos.
SEITAN COM COGUMELOS
Tempo de preparação: 5 minutosTempo de cozedura: 25 minutos
Dificuldade: Baixa
INGREDIENTES (para 4 pessoas)
- 500 g de seitan
- farinha de trigo qb
- 250 g de cogumelos
- 1 copo de vinho branco
- azeite virgem extra
- sal e pimenta
- salsa
PREPARAÇÃO
- Corte o seitan em fatias finas e passe-as por farinha. Aloure-as numa frigideira em óleo quente de ambos os lados.
- Adicione os cogumelos limpos e picados ao tacho, tempere com sal e pimenta e regue com o vinho branco.
- Depois de evaporar, tapar a panela e cozinhar em lume brando até os cogumelos estarem prontos.
- Polvilhe com salsa e saboreie bem quente.
MAIS RECEITAS COM SEITAN PARA EXPERIMENTAR:
- Caril de seitan, a melhor receita vem do chef de um hotel com cozinha vegetariana e vegana (foto)
- Receitas veganas: ragu sem carne com seitan e maçãs
- Esparguete de curgete com ragu de seitan: a receita vegetariana e light
- Espetos de legumes grelhados com tofu e seitan: grelhados veganos com sabor e leveza