- JARDINS-DE-INFÂNCIA E ESCOLAS AO AR LIVRE
- JARDINS-DE-INFÂNCIA NA FLORESTA EM ITÁLIA
- ONDE ENCONTRAR ESCOLAS E JARDINS-DE-INFÂNCIA AO AR LIVRE
- AS VANTAGENS DAS ESCOLAS NA FLORESTA
- JARDINS-DE-INFÂNCIA FLORESTAIS NA DINAMARCA E NO NORTE DA EUROPA
- AGRIASILO
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE PIEDMONT
- JARDIM DE INFÂNCIA NA FLORESTA VENETO
- JARDIM DE INFÂNCIA NA FLORESTA TRENTINO ALTO ADIGE
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE LOMBARDIA
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE EM LIGÚRIA
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE EMILIA ROMAGNA
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE LAZIO
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE TOSCANO
- JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE MARCHE
- JARDINS-DE-INFÂNCIA NA FLORESTA: UMA REDE E UM LIVRO
JARDINS-DE-INFÂNCIA E ESCOLAS AO AR LIVRE
De acordo com os cálculos do Ministério da Educação, só o ciclo do ensino básico vale 8000 horas de atividade, para uma criança, dentro de casa. Por isso, porque não tentar inverter o paradigma e, sempre que possível, deslocar o ensino para o exterior. Entre árvores, plantas de fruto, legumes... Talvez alternando a utilização de espaços exteriores com aulas em salas de aula.LER TAMBÉM: Jardim de infância no bosque, como as crianças aprendem ao ar livre
JARDINS-DE-INFÂNCIA NA FLORESTA EM ITÁLIA
A Itália não está a começar do zero nesta mudança de paradigma. jardins-de-infância na floresta que vêem crianças em contacto direto com a natureza com animais e plantas, mas também com a experiência de caminhar ou visitar um sítio arqueológico, multiplicam-se e podem agora ser contadas mais de 80 em toda a Península , de Norte a Sul No entanto, a sua história é muito recente: o primeiro caso em Itália data apenas de 2013, com a abertura do jardim de infância no bosque de Ostia. São experiências diferentes, que remetem para a tradição bem estabelecida da Jardins de infância florestais escandinavos (que têm mais de meio século de presença neste domínio) ou ainda o modelo de formação Steineriano.
ONDE ENCONTRAR ESCOLAS E JARDINS-DE-INFÂNCIA AO AR LIVRE
Em todo o caso, a receita é simples: permitir que as crianças passem um dia ou algumas horas no calendário das aulas, ao ar livre , em liberdade absoluta O ar livre, ou seja, a natureza, torna-se a sala de aula, o ambiente de aprendizagem, numa relação real e empática com a natureza e os seus segredos. Já não é uma peça, uma pequena peça do projeto educativo, mas uma parte integrante da educação das crianças.
Para encontrar uma escola ou um jardim de infância ao ar livre, pode também consultar o sítio Web do Rede nacional de escolas ao ar livre que reúne uma rede de institutos onde as actividades educativas decorrem em contacto direto com a natureza.AS VANTAGENS DAS ESCOLAS NA FLORESTA
Para além do contacto direto com a natureza e o benefício de uma atividade física constante, as escolas na floresta têm muitas vantagens para as crianças e os alunos em geral. Em primeiro lugar, existe uma efeito de socialização Ao ar livre, as crianças são mais encorajadas a estarem juntas, a agruparem-se, a deslocarem-se em companhia, a saírem da concha da solidão da Internet e do refúgio em casa. Os professores concordam: há muito menos lutas nas escolas ao ar livre Em segundo lugar, os níveis de aprendizagem são também mais elevados. Entre a brincadeira, a exploração e a curiosidade, não só as crianças ficam melhor, como estão mais dispostos a aprender e estão mais empenhados no crescimento. Terceira vantagem: autonomia No bosque, o fator independência aumenta definitivamente, também como desejo das crianças, que se sentem assim mais livres e mais responsáveis. Em geral, o benefício para as crianças é duplo, físico e psicológico.
JARDINS-DE-INFÂNCIA FLORESTAIS NA DINAMARCA E NO NORTE DA EUROPA
Os jardins-de-infância florestais nasceram, já nos anos 50, nos países do Norte da Europa, a partir da Dinamarca Aqui, dois em cada dez jardins-de-infância realizam agora regularmente as suas actividades pedagógicas entre as árvores, e as instituições que adoptam esta fórmula são mais de 700 Melhor ainda na Alemanha, onde atingiu 1.500.
AGRIASILO
Mas como funcionam realmente os jardins-de-infância florestais em Itália? Vejamos quais são as melhores práticas, região por região.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE PIEDMONT
- Creche La Piemontessina Um espaço em que a criança pode crescer num contexto natural, em contacto com os animais e com o que o ambiente da quinta pode oferecer, experimentando diretamente coisas que apoiam a sua curiosidade e o seu desejo de aprender, de acordo com os princípios apoiados pelas mais recentes pedagogias.
- A floresta das crianças de Veglio, na província de Biella, um jardim de infância ao ar livre inspirado nos do Norte da Europa. Tal como na Dinamarca e na Suécia, nesta cidade piemontesa, as crianças podem ficar ao ar livre, rolar na relva e brincar com folhas e pedaços de madeira, ao mesmo tempo que aprendem todos os mistérios fascinantes da natureza.pelo município, torna-se apenas um refúgio e um ponto de encontro onde, todos os dias, são organizados passeios que se tornam verdadeiras aventuras para as crianças.
JARDIM DE INFÂNCIA NA FLORESTA VENETO
- Agrinido Fattoria casa mia. Graças aos espaços familiares (obtidos a partir da casa senhorial) e à envolvente natural (pomar de pêssegos, galinheiro, horta pedagógica, coelheira), as crianças encontram um ambiente de crescimento que respeita os seus ritmos eO centro está situado em Ospedaletto di Pescantina, na província de Verona.
JARDIM DE INFÂNCIA NA FLORESTA TRENTINO ALTO ADIGE
- O Cavalo de Baloiço Este jardim de infância está situado na quinta da família, um cenário ideal para as crianças crescerem através de itinerários específicos, brincando com as cores e os aromas das estações, cuidando de pequenos animais domésticos e familiarizando-se com algumas actividades agrícolas. Este jardim de infância está situado no município de Mezzocorona, na província de Trento.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE LOMBARDIA
- A locomotiva do Momo É um projeto educativo sob o signo do quádruplo A: Autonomia, Ambiente, Arte, Aventura. Criar um contexto educativo de aprendizagem para a criança individual e para o grupo é o objetivo da nossa creche. A orientação pedagógica que La Locomotiva di Momo segue é holística e relacional, ou seja, o desenvolvimento da criança é considerado global e oO planeamento, de toda a oferta educativa, visa favorecer um crescimento harmonioso, através da aquisição de novas competências, do ponto de vista relacional, afetivo, cognitivo, motor, social, linguístico e de autonomia. Este estabelecimento está situado em Milão.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE EM LIGÚRIA
- Ada Negri de Pegli. Existem duas salas de aula ao ar livre neste instituto. Uma situa-se em Pegli vetta, numa faixa relvada, suspensa sobre o mar e coberta pelos pinheiros bravos que a protegem. A outra sala de aula situa-se numa praia onde o clube de pescadores cede as suas instalações para os dias de chuva. Em Pegli, 35 das 40 horas de aula semanais decorrem fora do instituto.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE EMILIA ROMAGNA
- A relva que eu quero O serviço destina-se a um máximo de sete meninos e meninas na faixa etária dos 9 aos 36 meses. É bilingue, inspirado em Montessori e segue plenamente os princípios da educação ao ar livre: todos os dias do ano, se o tempo o permitir, as crianças participam em actividades ao ar livre nas amplas instalações da quinta, sob o olhar atento do educador.O jardim de ervas sensoriais, a horta da quinta, o grande parque e o lago são locais ideais para observar a mudança das estações, a flora e a fauna locais e para "experimentar e vivenciar".
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE LAZIO
- Creche no bosque Situado em Ostia Antica, este estabelecimento dispõe de um jardim com uma casa na árvore e uma pequena quinta para animais, uma horta, um grande espaço verde para jogos em movimento e a possibilidade de se aproximar da história com as escavações arqueológicas no local. Desta forma, a escola torna-se realmente um professor de vida.
- O Agrinido Il girotondo Situado em Roma, na estrada que conduz a Fiumicino, é um lugar protegido para facilitar e apoiar o desenvolvimento das crianças: os adultos envolvidos na educação estão bem conscientes da importância das características do espaço de vida para as próprias crianças. Os ambientes, tanto exteriores como interiores, estão organizados para responder às necessidades das crianças de diferentes idades,e também proporcionar espaços pessoais para cada criança (o seu próprio berço, o seu próprio cacifo para guardar os seus objectos pessoais), a fim de reforçar a dimensão individual.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE TOSCANO
- Jardim de infância de Ciripì A escolha da orientação pedagógica concebida pelo antroposofista e cientista Rudolf Steiner nasceu como resposta a uma dupla necessidade: permitir que as crianças experimentem um contexto pedagógico diferente do tradicional e, ao mesmo tempo, deixá-las respirar a ciência do espírito através da vida quotidiana emCada dia segue um ritmo lento durante o qual se alternam momentos de jogo livre, de jogo orientado, de actividades domésticas e de experiências manuais e artísticas. Está situado em Fucecchio, na província de Florença.
- O viveiro dos espantalhos Neste espaço, as crianças até aos três anos podem passar muito tempo ao ar livre, em contacto com a natureza, numa espécie de "ginásio verde" onde podem cultivar plantas, conviver com animais, aprender os ritmos da natureza e os princípios de uma alimentação saudável.
JARDIM DE INFÂNCIA NO BOSQUE MARCHE
- A Arca de Noé É uma creche para todos os meninos e meninas com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses, situada na Quinta de Bagalini, rodeada pela natureza. Esta creche caracteriza-se pela proximidade de uma quinta com vários animais e pela possibilidade de passar muito tempo ao ar livre em todas as estações do ano, aproveitando o terreno circundante. Num Agrinido podeAqui, as crianças têm uma experiência direta com a natureza, podendo praticar o cultivo de plantas, tocar nos animais e observá-los em todo o seu ciclo de vida, um lugar mágico ondeA instalação está situada em Fermo.
JARDINS-DE-INFÂNCIA NA FLORESTA: UMA REDE E UM LIVRO
Desde 2016, cerca de 20 institutos, que também estão a aumentar, criaram a rede nacional de escolas públicas de educação erto, com o sítio Web www.scuoleallaperto.com. Dois outros mapas em linha são "Italy Changing" e "A Whole Other School".
Em todo o caso, se quiser saber mais sobre o método, o mecanismo e o desenvolvimento dos Jardins de Infância da Floresta, sugerimos-lhe um livro que não pode perder: Agrinides, agro-creches e jardins-de-infância na floresta. Novos caminhos educativos na natureza de F. Durastanti. C. de Santis, G. Orefice, S. Paolini, M. Rizzuto (publicado por Terra Nuova Edizioni). Este texto é um guia muito prático e concreto para pais, educadores e agricultores para a criação de uma escola na floresta, contendo também os formatos mais interessantes criados nas várias regiões italianas.
Crédito da fotografia da imagem de capa: www.scuoleallaperto.com
DICAS IMPORTANTES PARA EDUCAR AS CRIANÇAS:
- Educar as crianças sobre o valor do dinheiro, nomeadamente através de uma história e de alguns contos de fadas
- Como educar bem as crianças: pequenas pragas numa lição de etiqueta
- Como criar crianças felizes, 10 conselhos simples, essenciais mas muito eficazes