Óleos essenciais: quais são os dez melhores

    ÓLEOS ESSENCIAIS

    O óleos essenciais ou éteres, têm uma tradição muito antiga. São produtos naturais Por fim, chegamos a compostos naturais formados por misturas de substâncias voláteis à temperatura ambiente.

    O QUE SÃO OS ÓLEOS ESSENCIAIS

    Um óleo essencial não é, portanto, constituído por uma única molécula, mas sim por uma mistura de várias moléculas, o que o torna mais rico e utilizável em diferentes funções. Na maioria dos casos, as essências são extraídas da planta fresca e não seca, segundo os métodos da perfuração , premente e premente De preferência a frio, como é o caso dos melhores azeites virgens extra.

    LER TAMBÉM: Aromaterapia, a medicina alternativa que utiliza óleos essenciais para promover o bem-estar

    COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

    Os óleos essenciais têm muitas virtudes e, por isso, são utilizados para muitas funções. Na cosmética, por exemplo, são apreciados pela sua propriedades anti-sépticas , bactericida , desodorizantes , curandeiros e estimulantes .

    Os óleos essenciais são utilizados para fazer perfumes, óleos de massagem, produtos de limpeza para o corpo e para o cabelo e cremes. Os óleos essenciais são também fundamentais para a aromaterapia, tendo em conta as suas actividades expetorante, anti-inflamatória e antitússica.

    Alguns componentes dos óleos essenciais são também úteis pela sua ação diurética, que beneficia os rins. Na culinária, os óleos essenciais devem ser utilizados com uma precaução fundamental: nunca os adicione durante a cozedura, mas sempre com o lume desligado, como qualquer tempero frio. Pode aromatizar o mel, o iogurte e os frutos secos com óleos essenciais nas suas receitas.

    Mas vejamos mais de perto quais são os dez melhores óleos essenciais, como são utilizados e para que podem ser utilizados.

    PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

    Alfazema verdadeira ou fina

    Tem inúmeras propriedades benéficas para o corpo e a mente. As propriedades mais comuns incluem um efeito calmante e relaxante na mente e no corpo, redução da inflamação, prevenção de infecções cutâneas, redução de dores musculares e articulares, proteção da pele contra os radicais livres e parece ter também um efeito antidepressivo ligeiro. curativo e calmante Repara a pele dos cortes e das infecções, acalma as picadas e as queimaduras.

    O óleo essencial de lavanda também é conhecido pelas suas propriedades:

    • Sedativo
    • Antiespasmódico
    • Antioxidantes
    • Analgésicos
    • Anti-sépticos

    Também por estas razões, é utilizado em aromaterapia para ajudar a aliviar a stress e ansiedade promover o sono, aliviar a dor e melhorar a saúde geral da pele e do corpo.

    Ylang-ylang

    Estimulante e revigorante Actua sobre o stress e as tensões, fortalece e dá brilho ao cabelo, revitaliza a pele e tem um aroma muito agradável. Tem um excelente efeito calmante sobre o sistema nervoso e ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, a regular o humor e a regular a tensão arterial .

    Hortelã e limão

    estimula, refresca, limpa pode ser utilizado em aromaterapia para melhorar o humor, aumentar a energia e promover uma sensação de frescura e limpeza.

    Árvore do chá

    antissético e antibacteriano, é ideal para os lábios e a maquilhagem e para combater o herpes, o acne ou as infecções fúngicas. É útil para prevenir e tratamento de infecções cutâneas do couro cabeludo e o pregos . mas também para estimular a saúde do sistema imunitário, da boca e das vias respiratórias, e é frequentemente utilizado como ingrediente em produtos de cuidados da pele e do corpo.

    Alecrim ct cineol

    fortemente antioxidante protege as células da pele. as suas propriedades anti-inflamatório e antioxidantes tornam-no útil para aliviar a dores musculares e articulares , reduzir o inflamação do trato respiratório , melhorar o circulação sanguínea e estimular a memória e concentração .

    Palmarosa

    Antibacteriano e fungicida, é o melhor para eliminar os odores causados pela transpiração. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que o torna útil para promover a saúde do coração, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e melhorar a circulação sanguínea; mas não é tudo. É também um excelente aliado anti-envelhecimento, ideal para melhorar a SAÚDE DA PELE , reduzir a acne e o aparecimento de rugas .

    Tomilho ct linalol

    Antibacteriano, anti-infecioso e tónico para a pele É particularmente indicado para o tratamento da pele: acne, micoses e eczemas. É uma alternativa natural para reduzir a inflamação e as dores musculares, mas também para melhorar a circulação sanguínea e apoiar o sistema imunitário. O óleo essencial de tomilho tem também propriedades relaxantes e calmantes no sistema nervoso, o que o torna útil para aliviar o stress, a ansiedade e a tensão muscular.

    Camomila (matricária)

    Calmante, antiespasmódico e anti-inflamatório, é um remédio natural para acalmar, aliviar a ansiedade, dores musculares, tensão e inflamação no trato gastrointestinal. As suas propriedades calmantes e nutritivas são perfeitas para a pele e podem ser utilizadas para melhorar a saúde da pele, reduzir a inflamação e o aparecimento de irritações cutâneas, tais como "erupções cutâneas". eczema e o psoríase .

    Bergamota

    É conhecido pelo seu aroma fresco e cítrico, o que o torna um ingrediente comum em perfumes e desodorizantes naturais, mas também é utilizado pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, que são especialmente adequadas para as vias respiratórias.

    Eucalipto

    As suas propriedades expectorantes e descongestionantes tornam-no perfeito para aliviar a congestão nasal e a tosse. Massajado sobre os músculos doridos, pode ter uma ação calmante, aliviando a dor. É frequentemente utilizado em aromaterapia pelo seu aroma ligeiramente mentolado e também para exercícios de concentração e acalmia.

    PARA MAIS: Óleos essenciais para o outono: os melhores para relaxar e aliviar as doenças sazonais

    CONTRA-INDICAÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

    Saudáveis e naturais, os óleos essenciais devem ser utilizados com precaução, uma vez que os seus poderosos agentes activos podem provocar, em caso de dosagem incorrecta, algumas efeitos secundários Aconselhamo-lo a obter um manual de aromaterapia de óleos essenciais (ver Danièle Festy, A minha Bíblia dos Óleos Essenciais, Sonda, 2018) para os utilizar de forma séria, sem sobredosagens ou testes casuais. Alguns não podem ser ingeridos, outros aplicados diretamente na pele mas devem ser diluídos com óleo vegetal, outros utilizados apenas em combinação com outros óleos. Um últimorecomendação: manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças E evitar a utilização em crianças pequenas e mulheres grávidas que estejam a amamentar.

    A PSICO-AROMATERAPIA E UM LIVRO VALIOSO

    Os óleos essenciais estão a entrar cada vez mais na caminhos de psicoterapia A razão reside nos excelentes resultados que produzem em termos de relaxamento e concentração. Graças aos óleos essenciais e à sua ação, o sistema olfativo acede à nossa biblioteca mental e aborda, de forma suave e sem traumas e possíveis efeitos secundários, os problemas que perturbam o nosso psiquismo: ansiedade, angústia, depressão, dor, pânico.abrangente e completo, Psicoaromaterapia (Edições Il Punto D'Incontro). Sandra Perini, psicoterapeuta e naturopata, reconstrói o percurso dos óleos essenciais para nos ajudar a lidar com os problemas para os quais recorremos aos cuidados psicoterapêuticos. Um livro precioso, sobretudo para todos os que trabalham neste sector.

    Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!

    REMÉDIOS NATURAIS PARA CUIDAR DA NOSSA SAÚDE:

    • Pomada natural para as vias respiratórias, receita com cera de abelha e óleos essenciais
    • Purificar o fígado: conselhos e remédios naturais para o manter saudável. De manhã, água e limão
    • Couperose: causas, sintomas e remédios naturais. Sem cigarros e, à mesa, bagas e uvas
    Rolar para o topo