O homem que salva as árvores não é apenas um personagem da literatura, mas um homem de carne e osso que vive na região de Treviso, em Fanzolo di Vedelago e combina a sua atividade de empresário com a de plantador de árvores.
O HOMEM QUE SALVA ÁRVORES
Fiorenzo Caspon Fiorenzo, 66 anos, tem a biografia clássica do Nordeste, que de região pobre povoada por camponeses e pequenos agricultores se transformou numa das mais rápidas locomotivas industriais da Europa. Filho de agricultores, Fiorenzo foi à escola, tornou-se perito em eletrónica e começou a sua carreira profissional percorrendo as aldeias da zona de Treviso para reparar aparelhos eléctricos. Uma atividade que é suficiente para viverO pai de Caspon tem uma máquina para fabricar esponja de ferro, ele modifica-a e começa a produzi-la. Atualmente, o principal fabricante europeu de esponjas metálicas .
LER TAMBÉM: Porquê plantar árvores, 10 razões para as ter sempre e em todo o lado à mão
REPLANTAÇÃO DE ÁRVORES NA ZONA DE TREVISO
Quando ficou rico, Fiorenzo conseguiu dar mais uma viragem na sua vida A sua segunda vida, quando abandona a fábrica, é inspirada por uma fixação: plantar árvores, reconstruir uma paisagem perturbada pelos armazéns industriais e pela agricultura intensiva. Choupos, amoreiras, bordos do campo, espinheiros, plátanos, azinheiras, freixos.campo herdado, com o seu irmão, do seu pai, e depois procede à aquisição de terrenos abandonados e de árvores para plantação Algumas são recuperadas através do controlo dos locais onde são arrancadas: é o caso das plantas arrancadas para o estaleiro de Pedemontana Veneta. No decurso desta atividade, a Caspon, que nunca fez uma contagem precisa das árvores plantadas, arrancou cerca de quatro mil plantas. E não pára.
FIORENZO CASPON
Até agora Caspon gastou alguns milhões de euros e muito desse dinheiro, de acordo com o típico disparate italiano, foi para pagar taxas de registo. Do terreno onde plantou árvores, não obteve qualquer lucro, mas apenas incorre em custos Só quero mostrar que é possível fazer mais do que apenas explorar a terra", diz Caspon, "e se alguém pensar que sou louco, não importa... O importante é que terei deixado algo importante para os meus filhos.testemunho que talvez valha mais do que a sua empresa de esponjas de ferro.
A fotografia da capa foi retirada do canal Venezie.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado. Clique aqui!
ÁRVORES, COMO SÃO PRECIOSAS:
- Cura com árvores florestais, do carvalho à faia
- Plant for the Planet, o motor mais poderoso para plantar árvores em todo o mundo
- Abraçar as árvores fortalece o sistema imunitário e ajuda-nos a estar juntos na diversidade