Nostalgia: a emoção das recordações

Não se deixem confundir e não sejam cépticos: nostalgia não é arrependimento E, de facto, é graças à força propulsora deste estado de espírito que podemos, redescobrindo pedaços e fragmentos do nosso passado, olhar para o futuro com mais serenidade. Com mais otimismo. Assim, para não desperdicem a beleza da nostalgia Basta rendermo-nos ao seu fluxo, à sua manifestação através de um objeto evocativo, de um lugar que entrou permanentemente nas nossas vidas, de uma pessoa com quem continuamos, mesmo à distância, a ter uma ligação.

NOSTALGIA

Nostalgia, como a que está impregnada em muitas páginas dos romances de Marcel Proust, é vida E não é verdade que os nostálgicos sejam, por definição, pessoas idosas. Pode-se desfrutar do prazer da nostalgia em qualquer idade, evitando cair na armadilha daqueles que tentam marcá-la como um gosto pelo retro, pelo que é passado e não volta.

IMPORTÂNCIA DA NOSTALGIA

Quando o tom de uma discussão sobe, e isso acontece sempre que não se partilham opiniões fortes, pode ser silenciado com o seguinte anátema: " És nostálgico "Saber que não significa nada, que é um insulto vazio e sem sentido, e que pode significar muito se tiveres conseguido, ao longo da tua vida, em qualquer idade, cultivar esta doce, por vezes pungente mas absolutamente vital, estado de espírito Algo que sentimos por dentro e que talvez reprimamos por medo de sermos marcados e censurados como "nostálgicos".

Permanecendo apenas no perímetro da pessoa, da intimidade que nos acompanha como homens e mulheres nas diferentes voltas da vida, e sem invadir o domínio da vida pública (onde, por exemplo, a nostalgia pode transformar-se numa escolha política, e mesmo num total distanciamento dela), creio que é correto não cair na armadilha de uma existência impregnada de recordações, mas é igualmente valioso desfrutar de todo o sabor prazer, alegria e a emoção da nostalgia . sentimentos bonitos, que não devem ser desperdiçados.

LER TAMBÉM: A importância da empatia no mundo dos distraídos. Quando ouvir significa deixar de estar sozinho

OS BENEFÍCIOS DA NOSTALGIA

Onde está a diferença entre estes dois estados de espírito tão próximos, aparentemente, mas tão distantes na realidade? Onde está a linha divisória? Tentarei explicar com um exemplo. Uma pessoa que nos sobrecarrega continuamente com os seus discursos feitos de memórias, sempre proferidos no tom da arrependimento o luto por algo que já não existe e que poderia ter existido, torna-se facilmente aborrecido. Temos tendência para o manter à distância, até pelo facto de este forma distorcida da memória Mas "viver sempre e apenas na memória" não é nem pode ser classificado como equivalente à nostalgia. Com este sentimento, de facto, entram em jogo a memória e o prazer de recordar pessoas, lugares, ambientes, aromas, sensações, que chegam à cabeça e ao coração. Pequenos e grandes pedaços da nossa vida. Caminhos percorridos e a percorrer.Bordados do quotidiano. Nesse momento, a nostalgia, com a sua bagagem de recordações, acompanha-nos, levando-nos pela mão, para o presente ancorado na memória do passado e para os impulsos em direção aos sonhos e desejos vitais do futuro. Torna-se uma ferramenta nessa caixa que melhorar os nossos estilos de vida e a nossa busca de serenidade, de estar bem por dentro antes de estar por fora.

VALOR DA NOSTALGIA

É por isso que sou nostálgico em relação à nostalgia. Perdoem-me a expressão, mas não sei como dizê-lo de outra forma um sentimento de arrependimento e, por outro lado, a perplexidade que sinto face à eliminação deste sentimento Foi descartada, considerando-a inútil, por pessoas que não aceitam a passagem do tempo e o vento da mudança. Consideramo-la uma pecado mortal numa sociedade toda ela esmagada pelo presente, onde o tempo já não é linear, mas apenas a soma de momentos. De momentos que excluem a ancoragem ao passado, e portanto a nostalgia, e os impulsos em direção ao futuro, e portanto a curiosidade e o desejo de desafiar. até a si próprio.

No entanto, precisamos da nostalgia como precisamos de oxigénio, pois ela leva-nos ao limbo da memória, da recordação, de um passado que depois regressa sempre disfarçado. A nostalgia cheira a vida autêntica e concede-nos a autodefesa de uma palpitação do tempo ao abrigo da pressa, do constante correr e fluir. antibiótico natural contra a vida caótica correm o risco de perder o seu significado.

Não é por acaso que a nostalgia iluminou grandes páginas da literatura Da Odisseia, o antigo poema da nostalgia, aos clássicos da grande literatura europeia do século XIX, Pier Paolo Pasolini era um nostálgico Pier Paolo Pasolini, o intelectual italiano que, mais do que qualquer outro ao longo do século XX, tentou alertar-nos para os riscos da modernidade, de um mundo que passou demasiado depressa, sobretudo devido a uma tecnologia que não dá descanso às mãos.do relógio.

PARA MAIS: Não esteja sempre com pressa, não viva na ansiedade de um eterno presente. Neste livro, tudo o que perdemos quando nos tornamos escravos do agora e do já.

COMO APRECIAR A NOSTALGIA

Desejo que sejam nostálgicos, então. Não como uma perda de algo que não existe ou talvez nunca tenha existido. Não como um lamento estéril de "era melhor quando era pior". Não como uma derrota de uma mudança que não queremos aceitar. Não: a nostalgia, como força criativa Onde o presente não é tudo, mas apenas a transição entre o passado (e portanto a memória a cultivar) e o futuro (o impulso para a utopia).

NOSTALGIA FRASES FAMOSAS

  • "Não sei o que daria para te ter aqui ao meu lado.... Eu chamo-te, eu chamo-te, eu chamo-te". Gabriele D'Annunzio

A nostalgia sempre foi uma grande fonte de inspiração para os poetas de todas as latitudes. Aqui, D'Annunzio capta, com grande síntese, a nostalgia de um amor distante. Ou talvez terminado. Mas inatingível. Também aqui, a nostalgia consegue fazer-nos comunicar com a pessoa que gostaríamos de ter ao nosso lado e que só podemos chamar.

  • Nostalgia: a recordação de coisas passadas William Shakespeare

O primeiro nível de nostalgia continua a ser a memória. Bom, mau? Depende: o que conta é o valor da memória, sem a qual não pode haver um impulso para o futuro, mas apenas um aperto no presente, num presente eterno.

  • "Nunca recuperamos do que perdemos, adaptamo-nos, dizemos a nós próprios outras verdades. Vivemos connosco, com a nostalgia da vida, como os velhos" Margaret Mazzantini

Também podemos ser nostálgicos da vida, da sua evolução natural. Afinal, quando voltamos atrás no tempo, às memórias da infância, às emoções da adolescência, não fazemos mais do que mergulhar no oceano da nostalgia. E aquilo de que realmente sentimos falta, não de um objeto, mas de uma pessoa, de um sentimento, vai infelizmente entregar-nos uma recordação pungente que se pode traduzir em mágoa doque é impossível curar.

  • "A música não exprime a paixão, o amor, a nostalgia, por este ou aquele indivíduo, por esta ou aquela situação, mas a paixão, o amor, a nostalgia em si." Richard Wagner

A música clássica é uma das formas de arte mais ancoradas na nostalgia. Alimenta-se da nostalgia. Claudio Abbado costumava dizer que o momento mais emotivo de um concerto, mesmo para um maestro, é quando vê alguém chorar. O choro da alegria, da emoção e da nostalgia.

SENTIMENTOS QUE NOS AJUDAM A VIVER MELHOR:

  • A vida em casal, como durar muito tempo sem renunciar à felicidade
  • O elogio da gentileza: ser educado é bom para a saúde e prolonga a vida de um casal
  • O poder da bondade: um elixir natural para não desperdiçar o amor e fazê-lo durar
Rolar para o topo