Inveja: um sentimento tóxico

Mais cedo ou mais tarde, um gole do jarro que contém o veneno da inveja, todos nós o engolimos. Há sempre qualquer coisa, bem disfarçada, por detrás de um sentimento de frustração ou de uma injustiça alegada, alimenta o nosso desprezo uns pelos outros Culpados apenas por termos conseguido algo em que falhámos.

INVIDIA

Também se pode matar por inveja. Mata-se entre irmãos, como no caso de Caim e Abel, ou atingindo dois inocentes a sangue frio, com uma direção arrepiante, do primeiro ao último momento da tragédia. Como aconteceu em Casarano, na província de Lecce, por um jovem de 20 anos, Antonio De Marco, que conseguiu esfaquear até à morte duas pessoas pacíficas, Eleonora Manta e Daniele De Santis, queO António não é toxicodependente, não é louco, não perdeu a cabeça num acesso de raiva e não tinha motivos para se vingar, apenas invejava a felicidade de duas pessoas que tinha conhecido através da convivência. o veneno da inveja levou-o às portas do inferno, a um assassínio que já não precisa de explicação.

PARA MAIS: Lançámos uma newsletter para recolher os melhores conteúdos do Don't Waste. Para subscrever basta clicar aqui

ONDE NASCE A INVEJA

De Aristóteles às redes sociais Um fio vermelho muito comprido liga a forma como o antigo filósofo grego se concentrou na inveja Para Aristóteles, a inveja não era apenas um sentimento relacionado com o desejo de ter o que os outros, ou outro, possuem. Indo mais fundo na alma do invejoso, Aristóteles descobriu a dor: os invejosos sofrem com a sorte dos outros daí o seu raiva seu depressão a rancor que acompanha as suas relações com os outros.

LER TAMBÉM: Conquistar um banco nos jardins, uma guarnição de bem-estar e de escuta (foto)

A INVEJA NA ERA DAS REDES SOCIAIS

I redes sociais A inveja encontra terreno fértil no universo de uma conversa por vezes anónima, dando rédea solta, sem restrições, à inveja de cada um. Olha-se para um amigo virtual, toca-se no ecrã de um smartphone o seu sucesso e os seus gostos, as suas fotografias mostram um estilo de vida que não se pode pagar ou uma conquista que já tentou tantas vezesUm outro eu, um avatar, atordoado pela dor aristotélica do que vê, sem qualquer relação com o que é na realidade, solta-se nas redes sociais. E derrama aqui toda a sua frustração, com insultos, palavrões, xingamentos, explosões sem sentido. Mas voltando do virtual para o real, há que dizer que a invejaé um sentimento cansativo, capaz de drenar muita da nossa energia e de realmente magoado Por isso, é melhor tomar atempadamente algumas contramedidas eficazes.

COMO MANTER A INVEJA AFASTADA

Existe um antídoto contra o inveja Podemos defender-nos de um sentimento tão generalizado, que Cervantes, em Dom Quixote, esculpiu assim: "Raiz de infinitos males, verme roedor de todas as virtudes". Existe um remédio, e é o mais simples e natural possível: não quero saber Perante o invejoso, sobretudo o invejoso tolo, não há melhor instrumento do que a indiferença, do que um dantesco " não se importam com eles, mas olham e passam "acompanhado de um riso irónico que pode realmente enterrar esta energia negativa diabólica.

Também porque todos estamos em risco Pelo menos potencialmente, numa noite de verão, Paolo Villaggio conseguiu encantar-me, com as suas provocações, durante algumas horas sobre este assunto, explicando que aquele que nega a inveja é um mentiroso porque é um sentimento humano, um sentimento muito humano, quase uma bagagem incorporada na nossa pessoa. confesso que a ideia de um vício capital (e a inveja é) da qual não podemos escapar e da qual permanecemos prisioneiros, não me convence. É uma derrota que não pode ser aceite a priori, sem se e sem mim, e prefiro acreditar que inveja uma vez também reconhecido através de um exercício de humildade (o que nunca é demais), pode ser combatido, parado . e até evitado sem dar lições a ninguém, muito menos a si próprio, mas partindo de uma análise que requer apenas um mínimo de sentido crítico. A inveja não pode ser eliminada Mas é possível domá-la, concentrando-nos no seu poder, tentando substituir uma paixão negativa por uma positiva: a pessoa que invejamos é a mesma pessoa por quem podemos sentir simpatia.

COMO EVITAR A INVEJA

O perímetro da inveja na alma humana tem sido investigado há séculos, mesmo pelas melhores mentes. Um brilhante Plutarco, confrontado com a possibilidade de a inveja poder mesmo resultar no desejo de matar o outro, fez uma distinção com o ódio que permanece insuperável pela sua lucidez e síntese. Na prática: o ódio é um sentimento dirigido àqueles que nos ofenderam A inveja, por outro lado, é contra aqueles que são simplesmente mais afortunados do que nós, que têm uma vida que, pelo menos na aparência, é melhor do que a nossa. Em todos os campos, ou em algum segmento específico (talvez ele ganhe mais, tenha uma carreira melhor, tenha uma casa mais bonita, etc.). Cervantes, vários séculos depois de Plutarco, tirou outra fotografiauniversal da inveja, um pouco na continuidade do pensamento do filósofo e escritor grego. E no Dom Quixote escreveu que "a inveja é a raiz de infinitos males, um verme roedor de todas as virtudes".

COMO ACABAR COM A INVEJA

Junte Plutarco e Cervantes e terá o resumo da razão pela qual a inveja, a nossa inveja, deve ser combatida antes que seja tarde demais: é um puro desperdício Um (re)sentir que, aqui o tema torna-se muito atual, nos arrasta para o ressentimento social, envenenado pelos tempos de Grande Crise que estamos a viver e ainda vamos viver, num desperdício de energia E a inveja é também um enorme desperdício, na medida em que, por si só, reduz qualquer virtude a zero, pelo que tem um poder destrutivo que não pode deixar de nos conduzir ao mal-estar e não ao bem-estar. Em suma: a inveja, olhando bem para ela, é mesmo autodestrutivo No final, mais do que prejudicar os outros, fazemo-lo a nós próprios e talvez não o mereçamos.

COMO COMBATER A INVEJA

Para combater a inveja, tente fazer um cálculo do que este sentimento, tão natural como se insinua, lhe traz e lhe tira. Traz-lhe: rancor, Desperdício de tempo e de energia. Desperdiça a sua concentração nos seus objectivos e desejos, pois dispersa-se na tentativa de Há algo de obsessivo na inveja, que não deve ser subestimado.

INVEJA ENTRE AS MULHERES

Infelizmente as mulheres são mais afectadas pela inveja daquele que São Tomás de Aquino Os homens chegam ao ódio nas guerras de poder, através da fase intermédia da competição desenfreada e sem limites. Nas mulheres, pelo contrário, a inveja é a mola que os coloca uns contra os outros Trata-se de um processo psicológico muito subtil, com o qual não é fácil lidar, até porque a inveja, enquanto tal, não faz parte da natureza das mulheres, mas sempre se tornou uma arma, muitas vezes mal utilizada, para a sua autodefesa. Segundo a mitologia, a Guerra de Troia foi desencadeada por Éris,deusa da discórdia, que coloca as deusas umas contra as outras para determinar quem é a mais bela. Quando elas estão imunes ao " triste paixão " da inveja, as mulheres tornar-se-ão certamente mais fortes para enfrentar também os homens.

FRASES CÉLEBRES SOBRE A INVEJA

  • Epicuro

O apelo de Epicuro pode parecer cínico, mas acerta duas vezes em cheio: invejar os bons, e todos o reconhecemos facilmente, é simplesmente maldade. Invejar os maus é inútil, pois a sua maldade conduzi-los-á, mais cedo ou mais tarde, ao precipício da hybris, onde o homem poderoso, cego pelo seu delírio de omnipotência, se afunda e desaparece.

  • Sócrates

Muito mais racional, em comparação com Epicuro, é a frase de Sócrates: a felicidade pode ser paga, e com várias moedas, entre as quais a certeza de ser um íman capaz de atrair a inveja.

  • Paul Valéry

Um provérbio popular diz: "Quem despreza quer comprar". O equivalente, com outra fórmula, da afirmação de Valéry.

  • Vittorio de Sica

O invejoso e o moralista são muitas vezes a mesma pessoa, e espalham, mesmo com palavras bonitas, o mesmo veneno.

  • Vittorino Andreoli

Afinal, o invejoso crónico é frágil: não tem personalidade, não tem empatia, não tem brilho, só pode esconder-se na sombra de alguém e tentar magoar, atacando.

VIDA NOVA COM PARADIGMAS ANTIGOS :

  • O elogio da gentileza: ser educado é bom para a saúde e prolonga a vida de um casal
  • O poder da bondade: um elixir natural para não desperdiçar o amor e fazê-lo durar
  • A obediência, porque devemos considerá-la uma virtude. Sem conformismo, mas com humildade
Rolar para o topo