- COMO DISTINGUIR CONSTIPAÇÕES E ALERGIAS
- COMO SABER SE TENHO UMA CONSTIPAÇÃO OU UMA ALERGIA?
- QUANTO TEMPO DURA UMA CONSTIPAÇÃO ALÉRGICA?
- QUANDO É QUE SE DEVE TOMAR UM ANTIBIÓTICO?
- A ALERGIA À CONSTIPAÇÃO É CONTAGIOSA?
- DEVE SUSPENDER-SE A ACTIVIDADE FÍSICA COM UMA CONSTIPAÇÃO?
COMO DISTINGUIR CONSTIPAÇÕES E ALERGIAS
A mudança de estação ou uma vaga de frio pode trazer consigo o aparecimento de sintomas como congestão nasal , espirros , tosse ou mesmo algumas linhas de febre Mas nem sempre é fácil perceber o que é, sobretudo numa altura em que a Covid-19 No entanto, existem termos de comparação e é possível diferenciar as duas condições com base em determinados factores. Em primeiro lugar, a alergia ao pólen caracteriza-se pela sua sazonalidade, nomeadamente com o início da primavera, mas a partir de março pode mesmo prolongar-se até setembro.O auge da rinite alérgica está no período de floração, enquanto que a frio é típico da época de inverno ou, pelo menos, dos períodos mais frios do ano.
A principal diferença: alergia dura semanas A constipação tem uma duração limitada, no máximo dez dias, e na maior parte dos casos passa sozinha e, portanto, sem necessidade de qualquer tratamento.
COMO SABER SE TENHO UMA CONSTIPAÇÃO OU UMA ALERGIA?
As pessoas que sabem que sofrem de uma alergia ao pólen estão habituadas a saber a altura exacta em que ocorre a rinite alérgica. a entrada na idade adulta A rinite, para além dos típicos espirros, congestão e corrimento nasal, apresenta também comichão olhos, ouvidos, palato e garganta. olhos Em comparação com uma constipação que, no máximo, pode apresentar uma ligeira lacrimação, são alvo de alergias que podem apresentar sintomas como corar , inchaço , lacrimação e incómodo causado pela luz Em casos mais graves, geralmente no doente com asma podem ocorrer crises que envolvem dificuldades respiratórias e tosse aguda, sintomas que são muito menos pronunciados numa constipação viral. As constipações, por outro lado, apresentam menos sintomas e, em particular, a típica ardor na garganta também uma chamada de atenção para um constipação viral Nos ouvidos pode surgir um sensação de tédio mas em nenhum caso comichão ou zumbido como numa alergia ao pólen.QUANTO TEMPO DURA UMA CONSTIPAÇÃO ALÉRGICA?
Ao contrário de uma constipação viral que geralmente não dura mais de 7 dias, uma alergia ao pólen pode apresentar sintomas que persistem durante semanas Durante este período, as pessoas que sofrem de alergias podem recorrer a lavagens nasais com soluções salinas Estas operações podem aliviar os sintomas, mantendo o muco afastado e as passagens nasais limpas. Cuidado com a utilização de anti-inflamatórios e descongestionantes. O uso incorreto ou excessivo pode agravar a condição e também ter efeitos secundários. É aconselhável consultar um médico antes de recorrer a estes remédios. LER TAMBÉM: Batido de kiwi, a receita de um remédio natural perfeito para prevenir as constipaçõesQUANDO É QUE SE DEVE TOMAR UM ANTIBIÓTICO?
A utilização excessiva de antibióticos é um erro grave, tanto no caso de uma constipação prolongada como quando a constipação é de natureza alérgica. Antibióticos, de facto, servem para combater a infecções bacterianas O organismo habitua-se a resistir à sua ação, mesmo quando realmente precisa dela. Só se a constipação não passar ao fim de sete a dez dias e os sintomas se agravarem é que se pode pensar numa sobre-infeção bacteriana e, portanto, na utilização de antibióticos. apenas após consulta médica prévia .A ALERGIA À CONSTIPAÇÃO É CONTAGIOSA?
A rinite alérgica é uma resposta sintomática a agentes externos, desencadeada, neste caso, pelo pólen. Como não se trata, portanto, de uma doença viral ou bacteriana, mesmo a transmissão não é possível . de facto, uma constipação só pode ser transmitida por via aérea e apenas quando desencadeada por uma carga viral São as gotículas de saliva infectadas que espirram, se espalham pelo ar e atingem as vias respiratórias de outras pessoas.DEVE SUSPENDER-SE A ACTIVIDADE FÍSICA COM UMA CONSTIPAÇÃO?
Em caso de constipação ligeira, de sintomas ligeiros, ou se tiver energia para praticar desporto, não é necessário renunciar à atividade física, mas sim limitar a atividade e optar por um treino mais ligeiro. TAMBÉM PODE INTERESSAR-LHE:- Creme balsâmico caseiro: um remédio natural para constipações e dores de garganta
- Constipação infantil - como tratá-la com remédios naturais
- Constipações e nariz entupido: remédios naturais
- Alergias em casa: sintomas e soluções