Cansaço mental: como recuperar

Não se trata de um problema com comprimidos ou suplementos, mas sim de um estilo de vida com o qual tendemos a sentir-nos como super-homens. Chama-se carga mental. Ou carga cognitiva. E poderíamos começar com a sua dimensão agora explodida de sobrecarga Em resumo: demasiadas coisas na cabeça E tudo escorrega para a fossa do falta de ar . stress no trabalho, na família, na vida social... compromissos que sentimos que já não conseguimos gerir e governar, enquanto o nosso cérebro corre o risco de ficar descontrolado... Com enormes desperdício por lucidez , prazer , bem-estar , qualidade de vida . E saúde .

FADIGA MENTAL

Os cientistas continuam a estudar, de forma cada vez mais pormenorizada, o efeitos da carga de trabalho mental ou sobrecarga cognitiva que traz, como um vento frio, para o nosso corpo e para a nossa vida, uma sensação de mal-estar, de inadequação. De não sermos capazes de lidar com isso. Mesmo quando não há problemas particulares ou emergências significativas com que temos de lidar, mas é apenas a ansiedade patológica do "agora e depois E as relações muito humanas, as que mais importam, entre as pessoas, incluindo as que amamos.

LER TAMBÉM: O tempo que já não sabemos governar. O presente que nos esmaga. A história deste livro que fotografa a última escravatura do homem

COMO COMBATER O CANSAÇO MENTAL

Na raiz de uma verdadeira patologia dos tempos actuais (antes, os ritmos de vida eram muito mais baixos, os compromissos menores e as pressões mentais mais fáceis de gerir), há uma coisa muito simples, da qual deveríamos estar mais conscientes: ter demasiadas coisas na cabeça e somá-las com bulimia mental, é uma operação condenada ao fracasso pois o cérebro, mesmo que consiga exercer o máximo esforço, não será capaz de nunca se concentrar totalmente em duas acções ao mesmo tempo Sejamos realistas e compreendamos que qualquer tentativa de forçar uma lei básica da natureza significa fazer tropeçar o organismo humano e cair sempre na mesma armadilha.

COMO EVITAR A SOBRECARGA MENTAL

Um bom neurocientista explicou-me o mecanismo de forma simples e clara, com um exemplo. Não admitir que o cérebro é incapaz de pensar em várias coisas ao mesmo tempo é como iludir-se de que se pode ir a dois sítios diferentes, para dois compromissos diferentes, ao mesmo tempo. Impossível. E como não somos capazes, nem nunca seremos capazes (colocar todos os progressosinteligência artificial, mas a substância não muda e defendemos a natural) para realizar mais do que uma tarefa de cada vez, os efeitos práticos, na vida quotidiana, de uma verdadeira circuito mental são uma cadeia de inconvenientes Juntos arrastam-nos para o limiar do mal-estar contínuo Imaginem uma mãe que vai às compras e é continuamente interpelada pelo filho ou pelo marido que precisa de alguma coisa, e sente-se obrigada a responder-lhes. Agora e ao mesmo tempo. O que acontece? Tentará fazer tudo bem e ao mesmo tempo, mas sentirá uma grande pressão no seu cérebro e, eventualmente, se tentar fazer as contas, aperceber-se-á de que algo nãoOu se esqueceu de uma compra, ou não conseguiu responder cabalmente às perguntas que entretanto recebia dos seus familiares. Um incidente no seu dia e um fonte de stress de libertação prolongada.

PARA MAIS: Manter o cérebro em forma, de forma natural, remédios e bons hábitos, a começar pela alimentação

COMO RECUPERAR DA FADIGA MENTAL?

O mesmo para o bombardeamento de correio Somos impelidos a responder a uma comunicação por e-mail, mas ao mesmo tempo - e é aqui que entram os aspectos delicados da utilização de vários dispositivos eléctricos e electrónicos ao mesmo tempo - queremos atender o telefone ou gerir uma comunicação por chat e ver algumas fotografias no Instagram. o cérebro fica louco e chegamos diretamente ao fim do sobrecarga mental .

COMO REDUZIR A CARGA MENTAL

Nestes mecanismos, que obviamente põem em jogo as diferentes partes e funções do cérebro, a etimologia conta muito para compreender corretamente os riscos e as contramedidas. concentração significa dedicar-se a um centro Passar para o outro lado significa distrair-se, e em latim a palavra distração significa precisamente rasgar, rasgar Por isso, quanto mais coisas somamos na nossa cabeça ao mesmo tempo, mais a nossa vida se desenrola em lágrimas, lacerações e até dores. Com um arrependimento latente, associado à frustração, intitulado "tenho de pensar em tudo a toda a hora", o que, aliás, muitas vezes não é de todo verdade, mas apenas o resultado da nossa obsessão.

LER MAIS: Aprenda a fazer uma coisa de cada vez. Cinco maneiras de vencer a multitarefa e viver sem obsessões

O QUE FAZER QUANDO O CÉREBRO ESTÁ CANSADO?

Existem remédios naturais para o cérebro em tilt devido à sobrecarga mental e cognitiva? Podemos evitar os ansiolíticos habituais? Ou a visita habitual ao analista? A resposta a estas perguntas é sempre a mesma: sim, podemos. E é ainda mais simples do que imaginamos. Se partirmos do conhecimento de que o problema existe e que, de alguma forma, temos de lidar com ele. E por falar emconsciência, é sempre aconselhável não esquecer a premissa básica destes argumentos nos mistérios da nossa mente: o cérebro não é multitarefa Perante um mundo que, graças à revolução tecnológica e às suas maravilhas, se torna cada vez mais multitarefa, o cérebro permanece o mesmo na premissa de ser capaz de fazer uma coisa de cada vez.

Por isso, para o fazer funcionar bem, para dar leveza, plenitude e sustentabilidade à nossa vida, mais vale dar-lhe o devido valor. E não tentar forçá-lo como se estivéssemos a tentar abrir uma gaveta, trancada, com as mãos e sem as chaves. Para ajudar o cérebro a manter-se em forma, trata-se de pôr a trabalhar aquela parte de nós, digamos uma espécie de sombra-assistente, queajuda a diminuir as pressões da sobrecarga cognitiva e mental. Um ego que nos diz: reflictamos demoramos o nosso tempo, vamos fazer uma pausa plano. Pensamos que E, entretanto, tomemos talvez uma bebida para relaxar, ou deixemo-nos contemplar um vislumbre da Beleza que nos rodeia por todo o lado, bastando para isso procurá-la.

CÉREBRO CANSADO

Outro remédio decisivo, e absolutamente natural, é desmembrar, separar em pedaços diferentes, as coisas que temos na nossa mente ao mesmo tempo. Reduzi-los em termos do impacto que têm no cérebro, e facilitando assim a sua gestão Dividir uma ação complexa é um verdadeiro antídoto contra o frenesim do agora e do depois, e é também uma garantia de que, uma peça de cada vez, o resultado final será o que esperamos. Imagine uma lista de tarefas, uma separada da outra, escrita e com os itens individuais assinalados, como se diz na gíria, assim que tivermos completado a nossa pequena missão. Um passo de cada vezpasso, sem ansiedade, sem sobrecarga mental e cognitiva e, acima de tudo, sem estragar o nosso cérebro.

SINTOMAS DE STRESS MENTAL

O corpo fala-nos sempre, mesmo sobre o stress mental e o sobrecarregado de pensamentos E a linguagem corporal, mais uma vez, chega-nos através de certos sinais. Pode ser insónia ou colite, enxaqueca como a aceleração do batimento cardíaco. Pequenos sinais, com os quais não precisamos de nos preocupar, mas também fingir que nada se passa. Cansaço mental, como já vimos, ganha-se com os gestos mais simples Saber que nem sempre podemos fazer tudo ao mesmo tempo.

APRENDER A FAZER UMA COISA DE CADA VEZ E VIVER SEM STRESS:

  • Um passeio entre as árvores, a melhor terapia contra o stress, a ansiedade e a depressão
  • Terapia do sorriso: como o riso se torna o primeiro aliado da nossa saúde, alivia o stress e torna-nos mais optimistas
  • Meditação para banir os pensamentos negativos. 10 dicas para desativar o stress (foto)
Rolar para o topo