- CANNELLA
- O QUE É A CANELA
- ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA
- BENEFÍCIOS DA CANELA
- O QUE CONTÉM A CANELA
- PROPRIEDADES DA CANELA
- UTILIZAÇÕES DA CANELA NA CULINÁRIA
- COMO CONSERVAR A CANELA
- QUAIS SÃO AS CONTRA-INDICAÇÕES DA CANELA?
CANNELLA
La canela É uma especiaria seca, de cor amarela acastanhada, obtida a partir da casca de certas árvores. Liberta da cortiça exterior, a casca é depois fragmentada, enrolada em cilindros multicamadas (chamados cannelli), com dimensões entre 20 e 80 centímetros, e depois seca.
O QUE É A CANELA
A planta mais valiosa, e também a mais cara, é a Cinnamomum Zeylanicom , nativa do Sri Lanka, de cor avelã. Cinnamomum Cassia que, por outro lado, provém da China, com um aroma mais ácido e um preço mais baixo do que a planta do Sri Lanka. Por vezes, as duas canelas são misturadas para se obter um produto de boa qualidade mas a um preço acessível. Uma forma de distinguir as duas espécies de canela é avaliá-las com base no tamanho dos paus de canela: os da qualidade do Sri Lanka são mais pequenos e mais enrugadosA canela é colhida duas vezes por ano, na primavera e no outono, após a estação das chuvas.
Subscreva a nossa newsletter para se manter atualizado, clique aqui!
ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA
L' óleo essencial de canela é obtido a partir das folhas e dos ramos jovens por destilação a vapor. Tem uma cor amarela escura, um aroma agradável e uma fragrância picante. Tem os mesmos benefícios que a canela em pó e é utilizado para fazer sufumigação Oito gotas numa bacia de água a ferver são suficientes. Também pode ser utilizado para massagens misturado com óleo de amêndoas, com esta proporção: 20 gotas de óleo essencial de canela em 200 ml de óleo de amêndoas. Finalmente, o óleo essencial de canela também pode ser utilizado em sobremesas e pratos.
LER TAMBÉM: Cúrcuma, a especiaria asiática que cura naturalmente os problemas intestinais e ósseos
BENEFÍCIOS DA CANELA
A utilização da canela como medicina natural já era conhecida, primeiro pelos egípcios e depois pelos romanos. Ao longo dos séculos, a sua propriedades e a sua benefícios tornaram-se cada vez mais acreditados, e podemos resumi-los da seguinte forma:
- É um antioxidante natural que estimula a circulação sanguínea e combate o "mau" colesterol, razão pela qual também ajuda a proteger as vias de circulação cardiovasculares.
- Tem propriedades antibacterianas, anti-sépticas, estimulantes e digestivas.
- Para as pessoas que sofrem de diabetes de tipo 2, a canela tem a mesma função que a insulina devido à presença de um polifenol específico na canela.
- Ajuda nas dores menstruais.
O QUE CONTÉM A CANELA
Para cada 100 gramas de canela seca existem:
- 247 calorias
- 3,99 gramas de proteína
- 55 gramas de hidratos de carbono
- 1,24 gramas de gordura
- 2,17 gramas de açúcar
- 53,1 gramas de fibras alimentares
- 10 miligramas de sódio
PROPRIEDADES DA CANELA
A canela é utilizada na prática ayurvédica desde os primórdios da civilização: a sua principal atividade é a luta contra as bactérias, uma vez que é um anti-sético natural capaz de combater e eliminar fungos e vírus. Existem muitos preparados à base de canela que podem ser utilizados para combater:
- Problemas de digestão
- Fadiga
- Inapetência
- Constipação, dor de garganta
- Diarreia
- Arrepios e sintomas de gripe
- Flatulência
- Cólicas intestinais
- Falta de apetite
PARA MAIS: Cardamomo, o que é e as propriedades benéficas da especiaria do Oriente
UTILIZAÇÕES DA CANELA NA CULINÁRIA
Uma das principais utilizações da canela é associada à mel De facto, as propriedades benéficas do mel e as da canela são frequentemente utilizadas em conjunto para aliviar, juntamente com uma chávena de chá de ervas, um ardor na garganta e aliviar os sintomas da gripe.
A canela pode ser utilizada para temperar todos os pratos doces e salgados, e o seu aroma estimula a concentração e favorece o estudo.
A canela, em combinação com as maçãs, melhora todos os pratos em que é utilizada: dos bolos aos risotos, dos sorvetes aos pratos principais.
Aqui estão algumas receitas de canela muito saborosas e fáceis de preparar:
- Rosas de maçã, a receita fácil para um bouquet com aroma a canela
- Sobras de massa mista: a receita para transformá-la num bolo de pera e canela
- Compotas caseiras sem açúcar, receitas com um toque de canela e gengibre
- Rolos de canela: a receita de deliciosas espirais com aroma a canela
COMO CONSERVAR A CANELA
Ambos em ripas , ambos picado A canela é uma especiaria que pode ser conservada durante muito tempo sem qualquer problema particular. O importante é ter em atenção alguns aspectos. Em primeiro lugar, deve ser conservada em frascos bem fechados, de preferência hermeticamente fechados, ao abrigo da humidade, da luz e do calor. O sabor conserva-se melhor na versão em pau, enquanto a versão em pó dura cerca de metade do tempo (seis a nove meses). pau tem ainda outra vantagem: é moído à medida das necessidades e não é desperdiçado.
QUAIS SÃO AS CONTRA-INDICAÇÕES DA CANELA?
Le contra-indicações O importante é que o consumo de canela, se não for exagerado, é muito reduzido. não exceder um consumo de três gramas por dia Caso contrário, existe o risco de reacções alérgicas, reacções das mucosas, úlceras e erupções cutâneas alérgicas. A canela não é recomendada a mulheres grávidas e a pessoas com doenças intestinais ou hepáticas. Por último, é de notar que a canela contém cumarina, uma substância moderadamente tóxica para os rins e o fígado.
ESPECIARIAS QUE NOS AJUDAM A MANTER-NOS SAUDÁVEIS:
- Propriedades e benefícios da noz-moscada, uma especiaria que pode combater a dor de dentes e a osteoporose. Proibida durante a gravidez
- A malagueta, todos os seus benefícios e propriedades. Um elixir que protege o coração e reduz as dores