Angorá turco: origens, aspeto, carácter

Atlético, enérgico, elegante, o Angorá Turco é um gato originário das montanhas da Capadócia, cujo nome deriva do da capital turca Ancara. Cuidado para não o confundir com o Angorá, obtido nos anos 70 a partir de um cruzamento entre o Angorá Turco e o Angorá Oriental.

ANGORÁ TURCO: ORIGENS

Raça felina muito antiga, supostamente datada do século XV, reconhecida oficialmente nos anos 70, originária das montanhas da Capadócia. No século XVIII, a raça começou a ser particularmente apreciada pelos aristocratas franceses e tornou-se moda. Na altura, eram sobretudo os exemplares de pelagem branca que suscitavam as simpatias da nobreza.

Na época vitoriana, o Angorá Turco chegou ao Reino Unido e teve o mesmo sucesso, mas com o passar do tempo, suplantado pelo Persa, tornou-se cada vez mais raro e foi graças ao governo de Ancara que a raça foi preservada.

ANGORÁ TURCO: LENDAS

Segundo a lenda, Maomé possuía um gato vermelho cujo pelo se tornou branco durante um inverno particularmente rigoroso. Além disso, diz-se que o Angorá Turco é capaz de conceder desejos que lhe são sussurrados ao ouvido.

ANGORÁ TURCO: ASPECTO

Um gato com um porte elegante, musculado e atlético.

  • O peso situa-se entre 2 e 5 kg.
  • Os olhos são amendoados e a sua cor pode variar entre o azul-petróleo e o azul, entre o amarelo e o dourado. Muitas vezes os olhos têm cores diferentes.
  • O focinho é triangular.
  • O angorá tem cerca de 30 cm de comprimento.
  • Tem uma cauda comprida e a pelagem é particularmente espessa, de comprimento médio, e pode ser de várias cores: a mais conhecida e mais popular é o branco, mas também são permitidos o cinzento, o preto, o azul e o vermelho, o tabby, o tartaruga e o fumado.

ANGORÁ TURCO: CARÁCTER

É um gato sociável, curioso, cheio de vida, brincalhão e enérgico. Adora mimos, é afetuoso e pode ser muito paciente com as crianças. Mas é também orgulhoso e independente, sensível e intuitivo. Não passa certamente despercebido.

ANGORÁ TURCO: CUIDADOS E ALIMENTAÇÃO

Apesar de ser um gato atlético e enérgico, é um gato que tem tendência para engordar, pelo que é importante não o alimentar em excesso. No que diz respeito à alimentação, prefira ração, carne ou peixe.

Os exemplares de pelagem branca e olhos azuis sofrem por vezes de uma forma particular de surdez.

AS DICAS CERTAS PARA ALIMENTAR OS GATOS

  • Comida caseira para gatos: duas receitas para preparar tigelas saborosas e nutritivas
  • Alimentos a evitar para cães e gatos. Proteja os seus animais de estimação com uma dieta correcta
  • Biscoitos para gatos DIY, a receita saudável e nutritiva com queijo e legumes
Rolar para o topo