A rosa dos ventos: significado, história e como lê-la De onde vêm os nomes dos ventos

Um simples desenho, um diagrama, mas uma ferramenta essencial, a não desperdiçar, para compreender e saber a tempo de onde vêm os ventos e que impacto podem ter na nossa navegação, mas também na aterragem de um avião. O nome Rosa dos ventos Deriva precisamente da disposição dos losangos que o compõem e que originalmente indicavam as direcções de onde sopravam os ventos. Os losangos estão dispostos em círculo, uns sobre os outros, como as pétalas de uma rosa.

ROSA DEI VENTI

A este respeito, na história, o rosa dos ventos jogou um papel fundamental Basta dizer que, antes do advento da bússola, o diagrama que representa esquematicamente a origem dos ventos era fundamental para a navegação em alto mar.

O SIGNIFICADO DA ROSA DOS VENTOS

O objetivo da rosa dos ventos é de facto indicar a posição dos ventos segundo os quatro pontos cardeais O seu significado deriva da expressão latina ". Rosa ventorum ", pelo qual, a partir do século XVI, se designou a disposição figurativa, dentro de um círculo, do sistema de ventos. A expressão é também conhecida como: estrela dos ventos o símbolo dos ventos .

LER TAMBÉM: Lançámos uma newsletter para recolher os melhores conteúdos do Don't Waste. Para subscrever basta clicar aqui

A HISTÓRIA

De acordo com as fontes mais fiáveis, a rosa dos ventos tem um história muito antiga embora a primeira representação gráfica, muito semelhante à que conhecemos atualmente, remonte ao tempo do República Marítima e, nomeadamente, ao República de Amalfi O estudo dos ventos, no entanto, também fascinava os gregos antigos, de tal forma que até Homero no Odisseia Segundo o poeta, os quatro ventos principais são: Borea, Euro, Noto e Zephyr Mais tarde, os romanos também se interessaram por esta ciência e diz-se que já Plínio Os motivos desta paixão dos antigos pelos ventos podem ser explicados por uma razão semelhante: a orientação no mar Com a disposição dos ventos nos pontos cardeais, os navegadores, quando os navios ainda se limitavam a navegar, podiam orientar-se em alto mar simplesmente observando para que lado soprava o vento.

A COMPOSIÇÃO DA ROSA DOS VENTOS

A representação gráfica da rosa dos ventos assemelha-se a uma rosa ou uma estrela A imagem mais simples a que estamos habituados é a de quatro pontas, mas com o avanço dos conhecimentos meteorológicos as "pétalas" da rosa aumentaram exponencialmente. O mais comum tem oito vinte distribuídos pelos quatro pontos cardeais principais e pelos quatro pontos intermédios.

OS NOMES DOS VENTOS

Aqui estão os nomes dos ventos que sopram em Itália Obviamente, a lista poderia ser muito mais longa, mas estes oito são de longe os mais conhecidos e estão situados nos pontos cardeais. Partindo do Norte, são lidos no sentido dos ponteiros do relógio:

  • do Norte (N) o Tramontana
  • do Nordeste (NE) em Grecale também chamado grego
  • a partir do Leste (E) em Levante
  • do sudeste (SE) o Siroco
  • do Sul (S) em Meio-dia ou Ostro
  • do sudoeste (SW) em Libeccio
  • do Oeste (W) Ponente
  • do Noroeste (NW) em Mistral

O SIGNIFICADO DOS NOMES DOS VENTOS

Os nomes da rosa dos ventos derivado do mar e da era em que este instrumento começou a ser utilizado com assiduidade, ou seja, no período das Repúblicas Marítimas. Nos mapas, de facto, a rosa dos ventos era posicionado no interior do Assim, o vento que vinha do Nordeste, proveniente da Grécia, tomou o nome de Grecale O que vinha do sudeste vinha da Síria, portanto Siroco . do sudoeste da Líbia, depois Libeccio E a do Noroeste vinha de Itália, tendencialmente de Veneza, pelo que seguia a "estrada principal", portanto Mistral Os últimos quatro têm o nome de Ponente (Oeste) e Levante (Este), referindo-se às direcções em que o sol se põe e nasce, respetivamente, e Tramontana que deriva da locução latina 'trans montes' e se refere aos ventos frios vindos do Norte. Por fim, Ostro, que deriva do latim ' Auster "o que significa vento de sul ', ou seja, vindo do sul.

A ROSA-DOS-VENTOS MODERNA EM METEOROLOGIA

Com o advento das tecnologias da bússola e dos satélites, a rosa dos ventos deixou obviamente de ser o principal instrumento de navegação em alto mar, mas, ao contrário do que se poderia imaginar, encontrou uma aplicação muito útil na meteorologia moderna Com efeito, através do mesmo diagrama, é possível dar forma gráfica à distribuição das correntes de ar com coordenadas cardeais específicas, definindo a sua direção, origem e intensidade com base em determinadas escolhas gráficas e cromáticas. Concretamente, quanto mais o raio de um vento se afasta do centro, mais significa que está a soprar forte.

DE ONDE VEM A PALAVRA NOTÍCIA

A origem dos ventos, medida pela rosa dos ventos, está na base de um acrónimo que utilizamos muito frequentemente no nosso quotidiano. A palavra Notícias , em italiano Notícias derivado dos quatro pontos cardeais de onde sopram os ventos: Norte (Norte), Leste (Leste), Oeste (Oeste), Sul (Com esta síntese, pretende-se dar às notícias um duplo sentido: podem vir de qualquer direção e ir em qualquer direção, tal como os ventos. As notícias são sinónimo de fiabilidade e de plenitude: como as direcções dos ventos da rosa dos ventos.

AS PEQUENAS E GRANDES BATALHAS PARA SALVAR O PLANETA:

  • Poluição dos oceanos, plataformas de lâminas começam a remover plástico. O projeto Ocean Cleanup (foto e vídeo)
  • Como evitar a poluição marinha: o Oceano Pacífico está a ser invadido por plástico
  • Roma, a oficina do ciclo onde os alunos aprendem o respeito pelo ambiente e a educação cívica (vídeo)
Rolar para o topo