COMO DEIXAR DE COMER UNHAS
Chama-se onicofagia e refere-se ao hábito de roer as unhas, um problema que afecta muitas pessoas, que, para além das unhas, também removem as cutículas e as cutículas subjacentes. Nos círculos psiquiátricos, a onicofagia é classificada como um distúrbio compulsivo, ou seja, um ato que não se consegue conter, que gera uma certa satisfação misturada com um sentimento de culpa.
O grupo etário mais afetado é o dos 12 aos 18 anos, embora muitos adultos também se envolvam nesta prática pouco saudável. As principais causas da onicofagia compulsiva autolesiva são ansiedade e o stress De facto, está provado que, ao roer as unhas, liberta a tensão nervosa e, consequentemente, sente um alívio temporário. tédio e o raiva Quando se começa a sofrer dela em criança, talvez porque se quer imitar um adulto, a onicofagia pode tornar-se um verdadeiro hábito, difícil de morrer, e tende a durar anos.
LER TAMBÉM: Trate as suas unhas com azeite e não as corte demasiado curtas. Evite sapatos apertados e saltos excessivos
REMÉDIOS PARA DEIXAR DE ROER AS UNHAS
O roer das unhas pode, com o tempo, revelar-se muito prejudicial não só para os nossos dedos. A medicina demonstrou que as unhas são um veículo de transmissão de infecções, pelo que o roer constante das unhas pode também causar sérios danos ao esmalte dos dentes, levando à cárie dentária. Além disso, muitos germes e bactérias podem esconder-se debaixo das unhas, tais comode salmonela e de escherichia coli que, se ingeridos, proliferam no organismo e causam infecções.
As pessoas que comem as unhas são mais susceptíveis a doenças da cavidade oral, como úlceras bucais e verrugas (estas últimas, frequentes nas crianças, passam facilmente dos dedos para a boca). A onicofagia provoca dor e vermelhidão do leito ungueal e leva a paroníquia Ou seja, a infeção do tecido ao longo da borda da unha. Deixar de roer as unhas é possível, basta um pouco de boa vontade e alguns truques.
- Em primeiro lugar, identifique qual é a causa da sua onicofagia e tente remediá-la. Se a força de vontade não parecer suficiente, recorra à terapia comportamental, que tenta substituir o ato de roer as unhas por uma ação alternativa. Para além da terapia comportamental, existe a terapia de controlo de estímulos, que verifica e, consequentemente, controla,o impulso que induz a onicofagia.
- A terapia farmacológica envolve a utilização de substâncias amargas a serem aplicadas no leito ungueal (por exemplo benzoato Muitas vezes, a resposta positiva surge após a prescrição de medicamentos antidepressivos que afectam a raiz do problema (stress, ansiedade, etc.). vitamina B pode ter um resultado positivo, porque reduz o desejo de roer as unhas e afecta a agressividade.
- Existem também muitos remédios naturais Uma delas é, por exemplo, a utilização do azeite Mergulhe as pontas dos dedos numa tigela com azeite, duas vezes por dia, durante vinte minutos. Este remédio amolece as cutículas e cura as unhas danificadas. Se quiser evitar levá-las à boca, adicione sumo de cebola, alho ou malagueta ao seu azeite.
- Colocar as mãos na molho picante O sabor permanecerá nas unhas mesmo depois de enxaguadas. Evite levar as mãos aos olhos, pois pode queimar-se, e não utilize este remédio em crianças.
- Mastigue uma pastilha elástica ou uma pastilha de menta para manter a boca ocupada e não cair na tentação de comer as unhas.
- Mergulhar as mãos no vinagre branco Isto desinfecta as unhas e dá-lhes um cheiro e um sabor desagradáveis.
- Folhas trituradas de aloé vera O Aloé tem um sabor amargo e faz com que se desista de levar os dedos à boca.
- Massagem do óleo da árvore do chá O óleo de oliva, puro ou diluído em azeite, nas unhas e nas cutículas, uma vez por dia: o seu sabor amargo e o seu cheiro pungente terão o seu efeito.
- Se nenhum destes remédios lhe convier, opte por um ligadura oclusiva O tratamento consiste em colocar uma ligadura nas unhas ou usar luvas, o que também permite que as feridas cicatrizem completamente.
- Uma alternativa, válida para as mulheres, poderia ser a reconstrução de unhas o que induz, durante algum tempo, a não as atormentar, pois parecem bem cuidadas e bonitas.
- Em qualquer caso, manter as unhas curtas é sempre melhor porque não tem nada para morder e os danos são naturalmente reduzidos.
- Faça uma atividade que o mantenha ocupado e que não o faça pensar nas suas unhas, como, por exemplo, manusear uma bola de squash.
REMÉDIOS NATURAIS PARA CURAR BEM O CORPO E A MENTE:
- Constipações e nariz entupido: os remédios naturais mais eficazes, da sufocação à alimentação correcta
- Elixir bucal caseiro com ingredientes naturais: da malva ao cravinho e à alfazema (foto)
- Dor no joelho, a primeira coisa a fazer é uma compressa de gelo. Nada de elásticos: não servem para nada. Melhor óleo de coco e azeite e argila verde. Exercícios a fazer