- COMO CULTIVAR A BEGÓNIA
- COMO CULTIVAR BEGÓNIAS NO JARDIM
- COMO CULTIVAR BEGÓNIAS EM VASOS
- COMO CUIDAR DA BEGÓNIA
- CARACTERÍSTICAS E GRUPOS DA BEGÓNIA
- DOENÇAS DA BEGÓNIA
COMO CULTIVAR A BEGÓNIA
É o flor Perfeito para dar cor ao terraço, ao jardim, à varanda. A begónia Deve o seu nome a Michel Bégon, governador da ilha de São Domingos no século XVII, de onde esta planta é originária. Atualmente, as espécies de begónias são 1.600 Um grande mestre dos jardins, Paolo Pejrone, faz esta classificação relativamente à escolha da cor: o rosa é mais bonito do que o vermelho, enquanto o número um é a begonietta branca. Em particular, Pejrone recomenda Cultivo de begónias em grupo sozinho é triste, e lembre-se que isto também pode ser feito num vaso, onde as begónias, uma vez reunidas, devem formar um verdadeiro arbusto.
LER TAMBÉM: Como cultivar orquídeas, plantas com flores coloridas e bonitas, que florescem no outono
COMO CULTIVAR BEGÓNIAS NO JARDIM
- SEMENTE
Para cultivar a begónia no jardim, é importante escolher um local com um clima fresco e húmido no verão. Na verdade, a planta prefere um clima húmido, caraterístico do seu país de origem, e exposições à sombra. Por isso, escolha um local no jardim onde a begónia não esteja diretamente exposta ao sol. Para a sementeira As estações mais adequadas são a primavera e o outono, mas a floração pode ocorrer desde o final de abril até ao início de outubro.
- TERRENOS
O solo deve ser isento de cálcio e adequado para as plantas de origem tropical. Deve também ser rico em húmus para favorecer a nutrição e a floração da planta. Também é possível cultivar a begónia a partir de sementes.
- INFLUÊNCIAS
Regue a begónia de dois em dois ou de três em três dias, mais frequentemente no verão e quando não chove. A begónia também necessita de uma poda frequente e da remoção das folhas secas. Preste atenção a duas coisas: espere que a superfície do solo esteja seca entre regas e evite regar a folhagem. O grupo das begónias tuberosas é o que necessita de menoságua.
PARA MAIS: Como cultivar gerânios em vasos, uma planta perfeita para decorar a varanda (foto e vídeo)
COMO CULTIVAR BEGÓNIAS EM VASOS
- SEMENTE
Para cultivar a begónia em vasos É necessário uma varanda pouco exposta ao sol. De facto, a begónia está entre as plantas que devem ser cultivadas em varandas com sombra. Depois de comprar uma muda num viveiro, utilize um vaso maior para transferir a begónia e uma terra de envasamento específica para plantas com flor. É sempre aconselhável utilizar vasos de tamanho médio, com cerca de 15-30 centímetros de altura e diâmetros variáveis.
- TERRENOS
Para favorecer o desabrochar de flores novas e coloridas, é muito importante utilizar terra fresca para vasos ou terra de jardim, de preferência enriquecida com nutrientes, como o composto, um adubo obtido a partir de resíduos vegetais. No verão, a fertilização da terra ou das folhas é feita de 15 em 15 dias e uma vez por mês no inverno.
- INFLUÊNCIAS
Regar a begónia em vaso cada segundo o três dias Após a rega, deixar secar a terra do vaso, tendo sempre o cuidado de esvaziar os pires, caso contrário as raízes podem apodrecer e a planta correr o risco de ficar sem água e sem nutrientes.
COMO CUIDAR DA BEGÓNIA
Evitar regas intensas Existem produtos específicos para combater os gorgulhos, os ácaros e as podridões, que podem atacar os tubérculos, as raízes, as folhas e as flores, danificando os botões e favorecendo o aparecimento de vários tipos de bolores. Para combater os bolores, em particular, é necessário remover a terra e as partes afectadas da planta e aplicar umproduto fungicida.
CARACTERÍSTICAS E GRUPOS DA BEGÓNIA
Existem três grupos básicos de begónias: as tuberosas , o agrupados , o begónias de raízes rizomatosas A primeira, a tuberosa, tem flores muito coloridas e vivas: não é muito adequada para o exterior, embora cresça bem, se bem cuidada, no interior. O segundo grupo é o das begónias fasciculadas, as mais adequadas para o exterior. As flores chegam na primavera e duram todo o verão. A begónia rizomatosa tem uma raiz constituída por um rizoma e um arbusto sempre verde, oAs suas flores não são particularmente vibrantes e o seu cultivo é melhor feito dentro de casa. Lembre-se sempre que a begónia é uma das cinquenta plantas adequadas para purificar o ar dentro de apartamentos.DOENÇAS DA BEGÓNIA
A begónia é uma planta delicada, que pode ser afetada por certas doenças e insectos, nomeadamente:- Bolor cinzento. Fungo que afecta o caule, as folhas ou as flores e que pode levar à morte da planta.
- Colarinho podre. Outro fungo, que chega normalmente devido ao excesso de humidade, aninha-se no colarinho da planta, aquele que separa a folhagem do resto.
- Podridão negra. O ataque começa no topo e as folhas ficam amarelas. Se não se atuar a tempo, a planta também corre o risco de morrer.
- Pulgões e ácaros. Os primeiros são piolhos das plantas e atacam as begónias durante a estação quente: são muito pequenos e não são fáceis de eliminar; os segundos são pequenos insectos que atacam as flores e as folhas, deixando manchas escuras.
- Tripes. Pequenos animais, ávidos de rebentos e botões: deformam as plantas e as flores.
- Socos. Trata-se de pequenos escaravelhos que atacam os tubérculos e as raízes.
- Aleurodidae. Na verdade, não passam de pequenas moscas que atacam as folhas e sugam a sua seiva: podem causar danos irreparáveis à planta.
AS MAIS BELAS FLORES DA PRIMAVERA:
- Como cultivar rosas, uma flor maravilhosa que pode decorar varandas e jardins
- Como cultivar a magnólia, a árvore que nos dá as flores na primavera (Foto)
- Como cultivar glicínias no jardim ou em vasos na varanda (Fotos) Poda cuidadosa